top of page

Post

  • Foto do escritorCláudia Zorat C. Faria

Tamuz 5784-2024

Tamuz é o quarto mês do calendário judaico que começa na estação do verão (em Israel). Os três meses dessa estação – Tamuz, Av e Elul – correspondem às três tribos do campo de Rubem, que inclui Rubem, Simeão e Gade, que foi situado no sul do Tabernáculo.

Durante o mês de Tamuz, Israel pecou ao fazer o bezerro de ouro, no que resultou na quebra do conjunto das primeiras tábuas dadas por Deus a Moisés. Nesse mesmo dia, 17 de Tamuz começa um período das três semanas – que termina no 9º dia de Av – que se comemora a destruição do Templo em Jerusalém.

professor Robert Heidler explanando no púlpito da igreja GZI, no Texas-EUA
Professor Robert Heidler - Texas-EUA

Algumas pessoas perguntam: Por que os hebreus usaram um nome babilônico para designar um de seus meses? Afinal este não é um nome pagão?

Bem, se pensarmos assim, também estamos da mesma maneira, pois usamos nomes de deuses romanos para os nomes dos nossos meses!


Este é um mês conhecido para você rever sua Fita de Filme, e escapar da armadilha do bezerro de ouro.
na primeira imagem tem um rolo de fita de filme. na segunda imagem tem uma mulher loira de meia idade, vestida de camiseta branca e jaqueta jeans. Ela levanta uma fita de filme em suas mãos e vai revendo toda sua vida nela.
Reveja sua fita de filme

Estamos no 4º mês do calendário hebraico. O 1º mês é Nissan, onde temos as festas de primavera e foi quando Israel saiu do Egito. O 2º mês é Iyar, que é um mês de transição, onde Israel foi do Egito ao Sinai e este foi um período de teste. O 3º mês é Sivan, mês do Pentecostes, onde Deus deu a Israel a Torá e também deu à Igreja o Espírito Santo sendo um mês em que Deus liberou Sua provisão. Agora estamos em Tamuz, o 4º mês que equivale em nosso calendário ao período entre junho e julho.

Por que é importante conhecermos os meses hebraicos?

Biblicamente os meses são muito importantes, pois os ancestrais judeus reconheciam que cada mês marcava uma nova estação profética. Cada mês tem seu próprio significado e propósito para que você se mova e avance para o plano de Deus em sua vida. Portanto, entender o mês te ajuda a ficar no tempo de Deus. Os judeus realizavam uma celebração no início de cada mês, dando a Deus ofertas de primícias e ouvindo os profetas para receberem direção para o mês que estava por vir. Permanecendo passo a passo com Deus, eles prosperavam. E isto é o que fazemos na comemoração das primícias de cada mês.


Para os judeus, Tamuz é um mês muito significativo, pois foi quando a face de Moisés brilhou depois de estar com o Senhor. Portanto, este é o mês que o Senhor quer te conduzir para perto d’Ele e colocar Sua glória em você. Deus quer que você brilhe.

Tamuz é associado com a letra hebraica Chet que está lincada com o número hebraico 8 e significa “um novo começo”. Sendo assim, se você precisa de um novo começo, peça a Deus por isto!

letra hebraica CHET escrita em dourado

VIDA é uma palavra Chet. A letra Chet é um símbolo da vida.

E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita. Rm 8.11 - ACF.

Então, peça ao Espírito Santo para te encher com Sua Vida neste mês.

Porém, PECADO também é uma palavra Chet.  Por isso, este é o mês em que precisamos ser cuidadosos em escolher corretamente.

Nos dias de hoje os judeus chamam o mês de Tamuz como o mês da Fita de Filme. Em vista disso este é o mês para você olhar para sua vida como uma fita de filme.

Um rolo de fita de filme

O QUE É UMA FITA DE FILME?

Era o que tínhamos antes de inventarem os vídeos VHS e o DVD multimídia.

Então, este é o mês para olharmos para trás e vermos, como em uma fita de filme, eventos individuais que aconteceram em nossa vida e começarmos a enxergar como eles estão lincados uns aos outros!

Deus nos diz em Sua Palavra:

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Jr 29.11 - ACF.
E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Rm 8.28 - ACF.

Sendo assim, Tamuz é o mês para se começar a discernir os planos de Deus para sua vida, e para olhar para trás e ver como Deus tem trabalhado em sua vida!

Pense em como Deus tem trabalhado em sua vida sobre todo o decorrer do tempo!

Então, pergunte-se a si mesmo: Como era a minha vida antes de me encontrar com Jesus? Em que se tornou diferente? Como minha vida mudou nos últimos 5 anos?

Se você está andando com o Senhor você deveria ver crescimento e progresso rumo ao seu destino. Lembre-se dos testes e provações que você passou. Em algumas vezes foram doloridos e você não entendia por que estava passando por aquilo. Porém, olhando para trás, agora você pode ver a fidelidade de Deus. Ele te trouxe através de tudo isso até os dias de hoje. Pense nas batalhas que você lutou. Tempos que você teve que se levantar em fé contra o mal e clamar pelas bênçãos de Deus que tinham sido prometidas a você! Lembre-se que tudo aquilo te deu a fé para as batalhas que você está enfrentando agora. Pense sobre as palavras proféticas que Deus deu a você. Quais delas foram cumpridas? Você pode ver como Deus está trabalhando para trazer mais delas sobre o seu futuro? Há coisas que Deus está pedindo para que você faça, antes de algumas daquelas profecias venham a ser cumpridas? Lembre-se das bênçãos que Deus trouxe para sua vida. Você parou de agradecer a Deus por elas? Você vê as bênçãos de Deus continuarem a aumentar em sua vida? Se elas não estão aumentando, peça a Deus para te mostrar o que as está atrapalhando e impedindo.


A sua vida conta uma história, da mesma maneira como as pessoas sobre as quais você leu na Bíblia. Este é o mês para conectar as cenas individuais e começar a ver para onde a sua história está indo! Então, reveja a sua fita de filme neste mês e pergunte a Deus quais ajustes você precisa fazer para se mover para a próxima fase de bênçãos de Deus para você! Tamuz é o mês para rever a sua fita de filme, porém a coisa mais importante de Tamuz é: Este é um mês para adorar e permanecer em devoção. Este é um mês para esperar no Senhor e para confiar n’Ele. E por este motivo é que Tamuz é um mês com uma armadilha (laço, cilada). Se você não está cuidadosamente adorando e buscando o Senhor neste mês, você correrá o risco de fazer um bezerro de ouro! Pois Tamuz foi o mês em que Israel construiu o bezerro de ouro! Todos sabemos da história....


... Deus livrou Israel do Egito com grandes sinais e maravilhas. Eles estavam livres!

Quando chegaram ao Mar Vermelho, Deus novamente demonstrou Seu poder e amor por Seu povo. Os egípcios estavam perseguindo Israel para levá-lo cativo novamente. Porém, Deus disse a Moisés que levantasse seu cajado e quando ele o fez, o Mar Vermelho partiu-se em dois deixando um caminho livre para que o povo atravessasse o mar em terra seca.

E então, depois dessa travessia, Deus os liderou até o Monte Sinai. E, ao longo desse percurso, Deus permitiu que o povo passasse por testes para aumentar sua fé!

  • As águas de Mara (águas amargas)

  • Elim (abundância)

  • Deserto de Sim (falta de comida)

  • Refidim (falta de água)

  • Refidim (ataque dos amalequitas).

Mas em cada teste, Deus mostrou ao povo Sua fidelidade e libertação deles do perigo:

  • Ele curou as águas de Mara

  • Deu o maná e carne

  • Fez brotar água da Rocha

  • Deu vitória sobre os inimigos.


Deus estava conduzindo o povo para a Terra Prometida. Por todo o caminho Deus estrava mostrando ao povo que Ele poderia superar qualquer obstáculo atendendo e suprindo cada necessidade que eles tivessem.

Se eles tivessem revisto sua fita de filme e entendessem o que Deus estava fazendo eles poderiam ter se enchido de fé, a partir do momento em que chegaram no Monte Sinai!

Porém, eles nunca reviram sua fita de filme! Tudo o que eles podiam ver era o deserto! E eles não gostaram do deserto. Era quente, seco, árido e perigoso. E assim chegaram ao Sinai; e no Pentecostes, Deus veio, desceu e os encontrou! Ele falou com o povo em voz audível, deu a eles Sua Torá! Mas o povo não podia receber isso, porque estavam aterrorizados! Então, Deus chamou Moisés ao topo do monte e, por 40 (quarenta) dias, Deus deu a Moises a Torá e Seus ensinamentos. Mas, enquanto Moisés estava tendo a sua experiência no topo da montanha, Israel foi deixado sozinho no deserto! E eles não gostaram do deserto!  Eles estavam cheios de medo. Eles não gostaram de onde estavam. E estavam dependentes de Moisés para tirá-los dali, porém Moisés estava “sumido” por 40 dias! Eles queriam uma garantia, pois não gostaram de confiar em um Deus invisível. Eles queriam algo tangível (palpável) para dar-lhes proteção.


Então, Arão construiu um bezerro de ouro e o povo adorou-o.

Quando lemos isso, imediatamente pensamos “como puderam fazer isso? Eles viram o poder de Deus partindo o Mar Vermelho!”

O problema é que eles estavam com medo, e não importou para eles o que Deus tinha feito no passado. E não importou as promessas maravilhosas que Deus deu a eles sobre o futuro. O que eles queriam era algo que lhes desse conforto e segurança “naquela hora, naquele momento!”

Então, eles tiraram seus olhos da promessa de Deus e fizeram para si um ídolo! E isso é muito fácil de se fazer. Quando vocês se sentem inseguros, é muito fácil buscar algo para agarrarem que não seja Deus. E quando fazem isso, vocês têm um ídolo!


Muitos anos atrás quando fomos a uma jornada de oração com o Apóstolo Chuck, visitamos uma basílica enorme em Roma chamada Santa Maria Maggiore. Esta igreja não foi dedicada a Jesus, mas para adorar Maria.

nave de uma basílica italiana
Basílica Santa Maria Maggiore - Roma-Itália
basílica italiana
Basílica Santa Maria Maggiore - Roma-Itália
altar de uma basílica italiana
Altar da Basílica Santa Maria Maggiore

É uma construção muito grande e ornamentada. E, conforme fomos andando dentro dela eu reparei no teto intrincadamente decorado da igreja. Os ladrilhos do teto eram decorados com ouro e todos idênticos, exceto um deles! Bem em frente da igreja no centro, diretamente acima do altar tinha um bezerro de ouro!



bezerro de ouro no teto da basílica
Bezerro de Ouro no teto da basílica

Não sabemos o porquê de eles colocarem no teto, acima do altar de sua igreja a figura esculpida de um bezerro de ouro. Mas, penso que Deus deixou isso ser colocado ali como um sinal que nos diz que adoração a Maria é um bezerro de ouro!

 

Nós temos o privilégio de orar para o Deus do universo! O Pai nos ama e quer que nós o busquemos! No entanto, algumas pessoas não se sentem confiantes em orar para um Deus invisível e, invés de orar para Deus, oram para Maria. E assim, ela se torna seu bezerro de ouro. Muitos cristãos protestantes transformam seu pastor em um bezerro de ouro. Eles não têm confiança em suas habilidades para se chegarem perante seu Pai em oração, então quando eles precisam contatar Deus, eles correm para seu pastor com o intuito dele falar com Deus por eles! Não tem problema pedir oração, porém isto pode se transformar em um bezerro de ouro! Há muitas coisas que podemos fazer com que se transformem em um bezerro de ouro!


Um bezerro de ouro é algo que você olha/busca invés de olhar/buscar Deus. Pode ser uma imagem esculpida, muitas pessoas fazem isso. Pode ser dinheiro. Pode ser outra pessoa. Pode ser nossos próprios talentos e habilidades. Algumas pessoas carregam amuletos da sorte para ajudá-las a sentirem-se seguras. Quando vocês se voltam para qualquer coisa que não seja Deus, para conforto próprio e segurança, vocês fazem um bezerro de ouro!


IDOLATRIA TRAZ PROBLEMAS, ELA TRAZ DESOLAÇÃO!

Daniel 11 nos diz que um ídolo é uma abominação que causa desolação.

Abominação = fonte de repugnância absoluta. (Deus não gosta de ídolos).

Desolação = vazio ou estéril (se você não extrai sua vida de Deus, você se tornará estéril).

A idolatria traz consigo uma maldição:

Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao Senhor, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém. Dt 27.15 - ACF.

A idolatria faz com que a presença de Deus vá embora. Em Ezequiel vemos a idolatria afastar a presença de Deus do templo:

E disse-me: Filho do homem, vês tu o que eles estão fazendo? As grandes abominações que a casa de Israel faz aqui, para que me afaste do meu santuário? Mas ainda tornarás a ver maiores abominações. Ez 8.6 - ACF.

Portanto, no mês de Tamuz tome cuidado para não fazer um bezerro de ouro.


Um bezerro feito de ouro que significa o pecado de Israel no mês judaico de Tamuz.
IDOLATRIA
O que causa a idolatria?

Quando você se depara com circunstâncias da vida, há dois caminhos que você pode seguir: um é o caminho do medo, o outro é o caminho da fé. Cada um leva a um destino diferente. Vamos começar olhando para o caminho do medo.


O que é o medo?

Medo é a antecipação de algo ruim que possa acontecer. É viver com uma expectativa de mal (dano, prejuízo) ou angústia, sofrimento, dificuldade. É um foco mental em todas as coisas ruins que podem acontecer com você. Se você caminha com medo você acabará por assumir o controle (da situação). Quando você tenta evitar as coisas que teme, você tenta controlar todas as coisas que acontecem. Você pensa: "Se eu não puder controlar a situação, as coisas podem acabar mal." Quando você descobre que não pode controlar seu futuro, você se volta para a idolatria. A idolatria é uma tentativa de usar um poder que está para além de si próprio, para obter o controle de sua vida. A idolatria promete um caminho para controlar suas circunstâncias.


O medo sempre irá te levar à idolatria.

Se a sua vida está controlada pelo medo, você sempre vai tentar controlar todas as coisas. Você nunca se sentirá seguro(a). Você sempre terminará em frustração. A pior parte de tudo isso é que você nunca verá o poder de Deus.

A alternativa para o medo é a fé!

Veja que o medo e a fé são expressões opostas da mesma coisa.

Ambos são expectações:

Medo é uma expectativa de algo ruim que possa acontecer.
Fé é uma expectativa de algo bom que Deus pode fazer. (Salmos 23)

Medo é uma antecipação de que Deus não irá manter Suas promessas. (Satanás vai encher sua mente com imagens a respeito disso).

é uma antecipação de que Deus irá manter Suas promessas. (Você constrói a fé meditando nas promessas de Deus).

Se você está vivendo no medo, você não está na fé. E, se você está caminhando na fé, você não terá medo!


Vamos olhar o caminho da fé.

Fé é confiança na bondade, poder e amor de Deus. Você crê que Deus é bom, poderoso, fiel e que Deus está no controle. Crê que Ele tem um bom plano para sua vida. Este é um dos fatos mais importantes que você poderá aprender.

Portanto, se você confia em Deus você pode pôr a sua vida em Suas mãos. E invés de assumir o controle você pode ceder o controle. E se realmente você ceder o controle da sua vida para Deus, você irá escolher se submeter a vontade de Deus. E quando você confia cedendo (se rendendo) e se submetendo, você encontrará realização, satisfação, concretização, preenchimento e cumprimento de Sua Promessa. E então, você experimenta o poder de Deus e Suas bênçãos em sua vida.

Explicação sobre o caminho do medo e o caminho da Fé. O medo leva à frustração, a fé leva à satisfação.
Medo x Fé

Você nunca caminhará no poder e nas bênçãos de Deus, se o medo controla sua vida.

Mas a fé sempre libera poder e bênçãos. Todas as coisas são possíveis se você crê.

E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê. Mc 9.23 - ACF.

Como passar do medo para a fé?

  • Há uma chave: Reveja sua Fita de Filme!!!


Rolo de Filme antigo, com mulher loira de meia idade revendo a fita de filme em suas mãos e analisando toda sua vida
Reveja sua Fita de Filme

Quando Moisés subiu a montanha o povo sentiu-se inseguro. Eles sentiram o medo aumentar. Eles queriam a segurança de um ídolo visível. E este era o momento em que eles deveriam ter revisto a Fita de Filme deles. Eles deveriam ter dito: Espere um pouco! Vamos nos lembrar tudo o que Deus já fez por nós!

Eles poderiam ter começado se lembrando de como Deus devastou o Egito para deixá-los livres! Eles poderiam ter se lembrado de como Deus os tirou da escravidão. Como Deus dividiu as águas do mar para que eles passassem em terra firme para o outro lado. Como Deus purificou as águas amargas de Mara. Como Deus os abençoou com abundância em Elim. Como Deus fez sair água da rocha em Refidim.

A Fita de Filme deles era um testemunho de como Deus provou Seu amor e fidelidade.

Saibam que cada um de vocês também tem uma fita de filme que é um testemunho do que Deus tem feito por você até agora.

A história da sua vida é um testemunho de amor e fidelidade de Deus.

Quando Israel percebeu que estava sozinho no deserto, eles deveriam ter revisto sua Fita de Filme! Eles poderiam ter dito: Nós não gostamos desse lugar! É perigoso e angustiante. Porém, vimos Deus nos libertar do Egito. Vimos como Ele nos liderou através do mar. Ele supriu cada necessidade nossa no passado, então nós escolhemos confiar n’Ele agora. Nós iremos confiar e não ficaremos com medo!

Você pode escolher não viver com medo, pois o medo não vem de Deus.

Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação. 2Tm 1.7 - ACF.

Se um espírito de medo está te atormentando, você pode confrontá-lo, você pode resistir a ele e você pode dar uma ordem para que ele saia! E você pode escolher confiar em Deus. Se você tem andado em medo, eu tenho uma boa notícia para te dar: Você pode se arrepender e você pode escolher caminhar na fé!


Este é o mês para escolher confiar em Deus!

Então, neste mês de Tamuz, reveja sua Fita de Filme. Tire um tempo este mês para pensar em tudo o que Deus fez para te trazer onde você se encontra hoje! E, em qualquer momento em que você se encontrar num deserto, lembre-se de rever a sua Fita de Filme e deixe a fé crescer em seu coração. Escolha confiar em Deus e esperar n’Ele, e assim, você pode escapar da armadilha do bezerro de ouro!

 

Apóstolo Chuck Pierce do ministério GZI do Texas-EUA está em pé com microfone na mão, pregando a Palavra de Deus sobre o mês judaico de Tamuz ano 5784/2024
Profeta Chuck Pierce - GZI - Texas-EUA

Chuck Pierce - Enquanto Robert estava explanando o Espírito Santo me disse para pleitear o sangue de Jesus sobre nós agora. E Ele me disse sobre uma fronteira (um limite) em torno de cada um de nós. E me falou que este é o medo do desconhecido (do que é incerto). Vocês não podem simplesmente olhar para trás na Fita de Filme, olhar para tudo como por exemplo, as pragas do Egito. Vamos entender o que Robert está dizendo!  Como Deus liderou o povo através de todas as fases: ficaram sem água, sem comida etc. O que vocês precisam dizer é: Ele está à minha frente! Ele vai diante de mim! E Ele vai me levar para onde eu preciso ir.


Apóstolo Chuck Pierce do ministério GZI pregando a Palavra de Deus no mês judaico de Tamuz ano 5784/2024
Profeta Chuck Pierce fala com o espírito do medo

Então agora, Pai, eu pleiteio e clamo o sangue de Jesus sobre todos nós e estabeleço um limite, uma fronteira ao nosso redor e falo para o MEDO DO DESCONHECIDO e digo:

"Você não irá penetrar este limite/fronteira e o povo de Deus vai encontrar seu caminho

em nome de Jesus."

Digam: Nós vamos avançar!

Amém!  

Posts recentes

コメント


bottom of page