top of page

Post

  • Foto do escritorCláudia Zorat C. Faria

MÊS SHEVAT 2024 - 5784

VOLTANDO AO CAMINHO CERTO PARA A BÊNÇÃO DE DEUS


Professor Robert Heidler - GZI - Texas, EUA ensinando no púlpito da igreja
Professor Robert Heidler - GZI - Texas, EUA

Sejam todos bem vindos às primícias do mês Shevat 2024 - 5784, o 11º mês do ciclo anual da vida de Deus!

Este ciclo inclui uma série de tempos designados (chamados de Festas Bíblicas) que se repetem anualmente, criadas para nos aproximar continuamente de Deus.



No 1º mês que é Nissan temos as Festas de Primavera (Páscoa, Pães Ázimos e Primícias).

No 3º mês que é Sivan temos a festa de Pentecostes.

No 7º mês que é Tishrei temos as Festas de Outono (Tabernáculos, Trombetas) e o dia da Expiação (Yom Kipur).

A partir do momento em que chegamos no mês de Shevat estamos quase prontos para começarmos o ciclo novamente.

Em nosso calendário Shevat costuma começar em janeiro e terminar no começo de fevereiro.

É muito importante sabermos em que mês estamos pois, biblicamente falando, cada mês é uma nova estação profética.

Os judeus antigos começavam cada mês com uma Celebração ao Novo Mês!

Eles louvavam a Deus, traziam as ofertas de primícias e ouviam os profetas para saberem o que Deus estava falando sobre o novo mês. E conforme eles buscavam a Deus no começo de cada novo mês: eles prosperavam!


Shevat é o mês judaico das árvores: uma árvore perto de um rio
O mês das árvores

SHEVAT, O MÊS DAS ÁRVORES

Em Israel este mês é chamado de o Mês das Árvores, pois ele chega quando lá a primavera começa. A estação de frio e chuvas termina e por todo Israel as amendoeiras florescem. Por isso, Shevat é o tempo para a nova vida surgir, sendo assim as árvores são muito importantes neste mês.




Como vocês sabem na Bíblia Deus usa as árvores para nos ensinar algumas coisas muito importantes. O Salmo 1 usa uma árvore para retratar o crente que se alimenta da Palavra de Deus.

² Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. ³ Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Sl 1.3 - ACF.

Portanto se você quiser ser próspero neste mês seja como esta árvore plantada junto a ribeiros de águas! Envie suas raízes no profundo da palavra de Deus.

Árvores também nos dão o retrato de um alegre louvor.

Isaías viu árvores sendo sacudidas pelo vento e disse que estavam batendo palmas em louvor.

¹² Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas. Is 55.12 ACF.

Este é o mês para se juntar com toda a criação e levantar seu louvor a Deus.

Deus quer dar a todos nós a força e estabilidade do carvalho.

³ A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do Senhor, para que ele seja glorificado. Is 61.3 - ACF.

A árvore mais importante da Bíblia é a árvore da vida. Em Gênesis 2 Deus plantou a árvore da vida no meio do jardim do Éden. E ela simbolizou o livre acesso a bondade e bênção de Deus! Deus quer que nós experimentemos Sua vida! A vida de Deus não é somente o ato de respirar e somente existir! Vida é a experiência completa das bênçãos de Deus! A vida de Deus é o fluir energizante do Seu poder. A vida de Deus é como uma refrescante cachoeira, derramando da Sua bondade e amor. Deus ama derramar Suas bênçãos sobre Seu povo! É desta maneira que é retratada a árvore da vida. Ezequiel diz que seu fruto é comestível e suas folhas são para curar.

¹² E junto ao rio, à sua margem, de um e de outro lado, nascerá toda a sorte de árvore que dá fruto para se comer; não cairá a sua folha, nem acabará o seu fruto; nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; e o seu fruto servirá de comida e a sua folha de remédio. Ez 47.12 - ACF.

Isto é: Deus tem uma provisão completa para cada área, e qualquer coisa que você precisa está nessa árvore.

Escolher a árvore da vida é a escolha para amar Deus ardentemente, fervorosamente, apaixonadamente e viver debaixo do derramamento de suas bênçãos.

Neste mês das árvores, Deus está te chamando para escolher A Árvore da Vida.


O símbolo da letra hebraica TZADIK
TZADIK
SHEVAT ESTÁ ASSOCIADO COM A LETRA HEBRAICA TZADIK QUE SIMBOLIZA O JUSTO

Neste mês a justiça e a retidão será sua base (alicerce).

Certifique-se de que você não tem nenhuma rachadura em sua base.

Aproxime-se de Jesus neste mês. Porque a boa nova é que você não tem que estabelecer a sua própria justiça (retidão), porque Ele é a sua justiça.



Crianças deitadas formando um círculo
Shevat e As Futuras Gerações
OS JUDEUS ENSINAM QUE SHEVAT É O MÊS PARA "SE DESENVOLVER UM PLANO DE SUSTENTAÇÃO DAS GERAÇÕES"

Este é o mês para se perguntar:

  1. Como a minha oliveira irá florescer?

  2. Onde meu legado está se desenvolvendo?

  3. O que posso fazer neste mês para assegurar (garantir) que a minha vida será uma bênção para as futuras gerações?



SHEVAT É O MÊS DE PRAZER E FELICIDADE

Está associado com palavras como "delícia", "plenitude", "fartura", "saciedade".

Este é o mês para provar e ver que o Senhor é bom!

Deus é um bom Pai que ama Seus filhos por desfrutarem de Suas bênçãos.

Ele quer encher sua vida com bênçãos para que seu coração transborde com louvor!

Este é o mês para bradar: Minhas bênçãos estão a caminho!


um rio com montanhas ao longe
Shevat e o rio
SHEVAT É O MÊS DO RIO

Este mês está conectado com ÁGUA, RIOS e DERRAMAMENTO.

Deus quer liberar Seu Rio para você neste mês.

O que é o RIO?

Na Bíblia, o Rio é a Glória de Deus vindo para a Terra.

Há um Rio que flui através da Bíblia de Gênesis a Apocalipse.

Primeiramente vemos o Rio em Gênesis.



¹⁰ E saía um rio do Éden para regar o jardim; e dali se dividia e se tornava em quatro braços. Gênesis 2.10 - ACF.

Em Gênesis o Rio de Deus fluía por todo o Paraíso regando a Árvore da Vida, porém o Rio de Deus não parou ali! Nós o vemos novamente no livro de Salmos.

⁴ Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Salmos 46.4 - ACF.
⁸ Eles se fartarão da gordura da tua casa, e os farás beber da corrente das tuas delícias; ⁹ Porque em ti está o manancial da vida; na tua luz veremos a luz. ¹⁰ Estende a tua benignidade sobre os que te conhecem, e a tua justiça sobre os retos de coração. Sl 36.8-10 - ACF.

No A.T. o capítulo chave para o rio está baseado em Ezequiel 47.

Nessa visão o profeta é levado ao Templo no monte em Jerusalém. No monte do templo, ele vê um templo diferente de todos os que já existiram ali. E neste templo ele vê o Trono do Messias e deste templo é que Ele irá reinar sob todo o mundo!

E, do lugar de Seu trono flui um rio liberando a Vida e a Bondade de Deus. Este é o Rio de Deus, e ele se torna progressivamente mais profundo quanto mais tempo você fica nele. Ele deságua no Mar Morto que é o local mais baixo da Terra, onde é quente, desolado, de terra salgada e nada nasce ali. Um lugar de total desespero e desesperança. Porém, quando o Rio flui nele o curso da morte é quebrado. E o Mar Morto é preenchido com VIDA. E é isto que este Rio é: O Rio da Vida!


E o grande segredo disso é que o Rio está fluindo exatamente AGORA!

Deus quer que você pule para dentro deste Rio neste mês de Shevat!

Chega um momento em que as águas da mudança precisam subir! Rios são cheios de poder e eles fluem! Para alguns o Rio de Deus irá parecer torrencial, porém refrescante e de mudança para outros; levando você a um novo lugar de colheita. Ap. Chuck Pierce.
Quando o Rio de Deus está fluindo, a questão é: Quão profundo você está desejando ir?

um homem e uma mulher dentro de um rio, atrás deles uma cachoeira. Eles estão com os corpos dentro da água e só aparece suas cabeças. Estão felizes e sorrindo.
A Estação de Seca acabou

Algumas pessoas querem se aprofundar até os tornozelos, pois têm seus próprios planos e agenda; e por este motivo não querem deixar o Espírito Santo fazer qualquer mudança.

Outras pessoas se aventuram até os joelhos, pois é interessante e refrescante e parece bom caminhar com o Senhor. Já outras vão na profundidade das águas chegarem até a cintura, e desfrutam do poder do Rio; porém, eles tomam muito cuidado para ficarem no controle.


Mas Deus está te chamando para ir até as águas mais profundas, pois existem profundezas além de onde você já esteve.

Deus está te chamando para ir onde as águas estão sobre a sua cabeça, e te cobrem totalmente, para o lugar onde você não se sente completamente seguro. E Ele diz: Venha e nade!!!


Muitos passaram por uma difícil estação de seca. Deus está dizendo que é tempo para que esta estação se acabe. É tempo de ir para o profundo com o Espírito Santo. É tempo de crescer!

É tempo para curas e milagre surpreendentes!

Neste mês Deus quer que você receba o Rio da Vida!

  • Peça a Deus agora: Senhor, leve-me para dentro do Seu Rio da Vida!

  • Resista aos seus medos.

  • Abra mão do controle.

  • Arrependa-se por estar satisfeito com o lugar aonde você está.

  • Clame a Ele: Senhor, eu quero mais!

  • E então pule para dentro do Seu Rio inovador!

  • Este é o mês para dizer ao Senhor: Eu estou entrando (no Rio).

  • Simplesmente receba o Rio!

  • Shevat é o mês para pular no Rio!

  • Se abra para o Senhor e deixe que Ele derrame o Seu Rio da Vida.

  • Este é o mês para você ser renovado, habilitado, carregado pelo Espírito Santo para um lugar totalmente novo de multiplicação e colheita.


A profecia para a tribo de Aser: trigo (grão), cereal e vinho
A profecia para a Tribo de Aser
SHEVAT É REGIDO PELA TRIBO DE ASER

Se entendermos esta tribo iremos compreender um pouco mais sobre o que se trata este mês.

Aser foi o oitavo (8º) filho de Jacó. Quando ele nasceu sua mãe disse: Quão feliz estou! As outras mulheres irão me chamar de feliz!

¹³ Então disse Lia: Para minha ventura; porque as filhas me terão por bem-aventurada; e chamou-lhe Aser. Gn 30.13 - ACF.


O nome Aser significa prazer e felicidade!

A Tribo de Aser teve uma profecia incrível liberada sobre ela!

²⁰ De Aser, o seu pão será gordo, e ele dará delícias reais. Gn 49.20 - ACF.

Esta era uma profecia que dizia que a tribo possuiria terras férteis. E foi exatamente o que aconteceu. A herança de Aser na terra prometida era ao longo da costa do Mediterrâneo entre Tiro e Carmelo. Algumas das terras mais férteis de Canaã. Era conhecida por seu trigo, grão (cereal) e vinho que simboliza: A BÊNÇÃO COMPLETA DE DEUS.


Suas plantações (lavouras) eram tão abundantes que eram suficientes para que todas as pessoas da Tribo de Aser ficassem completamente satisfeitas e sobrava tanto a ponto de suprir as necessidades das outras Tribos. Salomão usou a produção da terra de Aser para abastecer sua própria casa!


Caná da Galiléia onde Jesus transformou água em vinho estava no território de Aser!

E foi no território de Aser que Jesus Se revelou como O Pão da Vida!

A palavra de Moisés sobre Aser foi muito positiva:

²⁴ E de Aser disse: Bendito seja Aser com seus filhos; agrade a seus irmãos, e banhe em azeite o seu pé. ²⁵ Seja de ferro e de metal o teu calçado; e a tua força seja como os teus dias. Dt 33.24-25 - ACF.
  1. Moisés abençoou a Tribo de Aser com a bênção de "filhos", e assim Aser se tornou uma das mais numerosas tribos!

  2. Ele disse que a Tribo de Aser seria próspera: banhe em azeite o seu pé. Ter os pés lavados em azeite de oliva era significado de grande abundância.

  3. A Tribo de Aser também foi conhecida pela sua força: quando Israel se moveu pelo deserto, Aser foi sua retaguarda, seu trabalho era proteger Israel do ataque inimigo.

  4. Moisés abençoou Aser indicando recursos minerais: ferro e cobre.

A Tribo de Aser recebeu o potencial para cada bênção terrena: abundância de comida, recursos minerais, filhos, paz com as outras tribos, favor de Deus e segurança contra os inimigos.
O mês de Aser serve para nos lembrarmos que Deus deseja grandemente abençoar Seus filhos!

um poste com duas placas, uma delas diz bad choice (má escolha) e a outra diz good choice (boa escolha) atrás tem um céu azul sem nuvens)
As Escolhas de Aser

Asher foi incrivelmente abençoado, mas também teve algumas questões (problemas).

Conforme seguimos com a vida chegamos em momentos em que temos que fazer uma escolha. E as escolhas que fazemos determinam nosso futuro. E algumas vezes fazemos a escolha errada. E isto nos leva ao caminho errado. E talvez não gostemos de onde isso nos levará.

E foi desta maneira que aconteceu com Aser!!! A Tribo foi grandemente abençoada, porém fez escolhas terríveis. A boa notícia é que Aser sabia como voltar ao caminho que era certo!



Aser tomou várias decisões erradas. A Tribo foi abençoada com força e números, porém ficou hesitante (com dúvida) em ir para a batalha!

Quando a Tribo de Aser entrou na terra desobedeceu o mandamento de Deus para expulsar os cananeus. Fez uma má escolha.

²⁸ E sucedeu que, quando Israel cobrou mais forças, fez dos cananeus tributários; porém não os expulsou de todo. Jz 1.28 - ACF.
³¹ Tampouco Aser expulsou os moradores de Aco, nem os moradores de Sidom; como nem de Alabe, nem de Aczibe, nem de Helba, nem de Afeque, nem de Reobe; ³² Porém os aseritas habitaram no meio dos cananeus que habitavam na terra; porquanto não os expulsaram. Juízes 1.31-32 - ACF.

Durante o período dos Juízes, A Tribo de Aser se recusou a lutar ao lado de Debora e de Barak. Fez outra má escolha!

Isto ficou tão evidente que Debora em seu "cântico de vitória", repreendeu e reprovou a Tribo de Aser. E, conforme Debora celebrava sua vitória com seu cântico, ela reprovava duas tribos: a de Dã e a de Aser por terem se recusado a juntarem-se à batalha.

¹⁷ Gileade ficou além do Jordão, e Dã por que se deteve nos navios? Aser se assentou na beira dos mares, e ficou junto às suas baías. Jz 5.17 - ACF.

Conforme estudamos as tribos vemos que a Tribo de Dã nunca mudou e nunca mais voltou ao caminho certo e acabou perdendo a sua herança. Enquanto Aser fez algo SURPREENDENTE!!!



homem ajoelhado no onte com as mãos levantadas para Deus pedindo perdão, orando e se arrependendo de suas escolhas erradas
O Arrependimento de Aser

A Tribo de Aser respondeu à correção de Debora, não ficando irritada ou amargurada com a repreensão dela, mas sim contrita, completamente arrependida!

Como sabemos que se arrependeu?

Nunca foi dito que se arrependeu, porém vimos que a Tribo mudou sua conduta!

Arrependimento não é somente dizer: Estou arrependido! Sinto muito!

Arrependimento significa MUDANÇA!

UMA MUDANÇA DE DIREÇÃO.




Conforme estudamos a Bíblia descobrimos que Aser nunca mais se conteve (deixou de ir) quando foi chamado para lutar!

Nos capítulos 6 e 7 de Juízes quando Gideão levantou suas armas, a Tribo de Aser foi rápida em responder.

³⁵ E enviou mensageiros por toda a tribo de Manassés, que também se ajuntou após ele; também enviou mensageiros a Aser, e a Zebulom, e a Naftali, que saíram-lhe ao encontro. Juízes 6.35 - ACF.
²³ Então os homens de Israel, de Naftali, de Aser e de todo o Manassés foram convocados, e perseguiram aos midianitas. Jz 7.23 - ACF.

Quando Davi colocou seu exército em campo, o segundo maior contingente de todas as tribos que compareceram foi o da Tribo de Aser!

³⁶ E de Aser, dos que podiam sair no exército, para ordenarem a batalha, quarenta mil. 1Cr 12.36 - ACF.
³⁸ Todos estes homens de guerra, postos em ordem de batalha, vieram a Hebrom, com corações decididos, para constituírem a Davi rei sobre todo o Israel; e também todo o restante de Israel tinha o mesmo coração para constituir a Davi rei. 1Cr 12.38 - ACF.
⁴⁰ Todos estes foram filhos de Aser, chefes das casas paternas, homens escolhidos e valentes, chefes dos príncipes, e contados nas suas genealogias, no exército para a guerra; foi seu número de vinte e seis mil homens. 1Cr 7.40 - ACF.

A Tribo de Aser fez uma má escolha, porém se arrependeu! E desta maneira foi restaurada (reabilitada) para um lugar de liderança e cumprimento de seu destino!


um braço de um homem levantando com a mão fechada, representando rebelião, luta, garra, força ou poder.
A Rebelião de Aser

E novamente a Tribo de Aser tornou a errar em suas escolhas se juntando a rebelião das dez tribos do norte contra Judá.

Quando o rei Salomão estava construindo o Templo, ele deu a Hirão, rei de Tiro 20 cidades do território de Aser. (Penso que Aser nunca o perdoou por isso!)

Quando as tribos do norte se rebelaram contra a linhagem de Salomão, Aser foi com elas em rebelião contra Salomão. Aquelas tribos rapidamente se voltaram para a idolatria e rejeitaram o Deus verdadeiro. E isto foi outra má escolha!





homem ajoelhado no monte com as mãos levantadas a Deus orando, se arrependendo de suas escolhas erradas
O 2º Arrependimento de Aser

A TRIBO DE ASER NOVAMENTE SE ARREPENDE!

Quando o rei Ezequias (de Judá) realizou a grande celebração da Páscoa em Jerusalém enviou cartas para as cidades das dez tribos do norte exortando-os a se juntarem para celebrarem a Páscoa do Senhor.

⁹ Porque, em vos convertendo ao Senhor, vossos irmãos e vossos filhos acharão misericórdia perante os que os levaram cativos, e tornarão a esta terra; porque o Senhor vosso Deus é misericordioso e compassivo, e não desviará de vós o seu rosto, se vos converterdes a ele. 2Cr 30.9 - ACF.


Os mensageiros do rei Ezequias foram de cidade em cidade, mas as pessoas do reino do norte riram deles com escárnio e desdém.

¹¹ Todavia alguns de Aser, e de Manassés, e de Zebulom, se humilharam, e vieram a Jerusalém. 2Cr 30.11 - ACF.

Isto é ARREPENDIMENTO! Eles se humilharam perante Deus e mudaram de conduta!

Onda após onda de homens e mulheres de Aser juntaram-se a outros das tribos do norte e emigraram para Judá, onde puderam adorar o verdadeiro Deus.

¹⁶ Depois desses também, de todas as tribos de Israel, os que deram o seu coração a buscarem ao Senhor Deus de Israel, vieram a Jerusalém, para oferecerem sacrifícios ao Senhor Deus de seus pais. 2Cr 11.16 - ACF.

O resultado é que Aser não foi uma tribo que se perdeu!

Quando a maioria das tribos que compunham o reino do norte foi levada em cativeiro, muitos da Tribo de Aser FORAM POUPADOS!


mulher de 84 anos, sorridente, vestida de judia, no templo
A Profetiza Ana - N.T.

No N.T. 700 anos depois que outras tribos do norte foram levadas em cativeiro, a Tribo de Aser estava lá esperando pelo Messias!

³⁶ E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade; ³⁷ E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia. Lc 2.36-37 ACF.

Quando ela viu Jesus (bebê) começou a dar graças a Deus e continuou a falar dEle para todos os que estavam buscando a redenção em Jerusalém!



dicionário aberto na palavra "apocalypse" mostrando seu significado
O Melhor está por Vir

Em Apocalipse 7 encontramos a última menção à Tribo de Aser na Bíblia.


⁴ E ouvi o número dos selados, e eram cento e quarenta e quatro mil selados, de todas as tribos dos filhos de Israel. Ap 7.4 - ACF.

⁶ Da tribo de Aser, doze mil selados; da tribo de Naftali, doze mil selados; da tribo de Manassés, doze mil selados; Ap 7.6 - ACF.




Isto significa que o mais glorioso momento da Tribo de Aser ainda está por vir.

A Tribo de Aser tomou alguns caminhos errados e isto poderia ter comprometido o seu chamado e destino! Mas ela se humilhou, se arrependeu e voltou ao caminho correto.

Portanto a Boa Notícia para você neste mês:

É que você pode se arrepender!

Satanás tem dito a você que é tarde demais e que você perdeu tempo. Mas a Tribo e Aser nos mostra que se você se dispuser ao arrependimento, enquanto estiver vivo, NUNCA SERÁ TARDE!



mulher arrependida, com seus braços estendidos para o céu buscando perdão de Deus
Receba a Graça de Deus para se arrepender
VOCÊ PODE SE ARREPENDER

Se você fez escolhas erradas e acha que a sua vida está indo pelo caminho errado, saiba que seu passado não tem que controlar o seu futuro!

A Bíblia diz que a bondade de Deus leva ao arrependimento.

Arrependimento significa que você pode voltar ao caminho certo.

Decisões erradas no passado não tem que bloquear o seu futuro.

Então peça a Deus para te mostrar como você se desviou do caminho e receba a graça de Deus para se arrepender.



Neste mês de Shevat aprenda a lição da Tribo de Aser:

"Você pode voltar ao caminho certo e seguir em frente para o seu destino!"

Posts recentes

Commentaires


bottom of page