top of page

Post

  • Foto do escritorCláudia Zorat C. Faria

Reveja sua fita de filme ...


Fita de Filme
Fita de Filme

... e escape da armadilha do "Bezerro de Ouro"!


Tamuz é o 4º mês do ano no calendário hebraico.

O 1º mês foi Nissan, o mês da Páscoa, onde fomos redimidos das mãos do inimigo; e este sempre é o nosso ponto de começo/início com Deus: quando Israel foi libertado da escravidão no Egito.

O 2º mês foi Iyar, o mês de transição do Egito ao Sinai; da Páscoa ao Pentecostes. Este foi também um tempo de teste.

O 3º mês foi Sivan, o mês do Pentecostes. Foi quando Deus deu a Torá no Monte Sinai, mas também quando Deus derramou Seu Espírito Santo em Atos 2.

E isto nos leva ao 4º mês que é Tamuz!


No calendário romano Tamuz se estabelece em junho e julho.

Vamos entender do que se trata este período, e o por quê é tão importante entendermos os meses hebraicos.

Biblicamente, os meses são muito importantes. Os antigos judeus reconheciam que cada mês era uma nova estação profética.

Cada mês tem seu próprio significado e propósito para você avançar no plano de Deus para a sua vida. Então, quando você entende o mês, isto te ajuda a ficar no tempo do Senhor.

Os antigos judeus nos tempos bíblicos realizavam uma celebração chamada de Rosh Chodesh, que era A Cabeça do Mês. Eles se encontravam para louvar ao Senhor, dar a Ele as ofertas de primícias, e ouvir os profetas para receberem a direção para o mês que estava começando. E, conforme eles ficavam em sintonia, passo a passo, com Deus, eles prosperavam.

E isto é o que nós fazemos mensalmente quando celebramos A Festa das Primícias no início de cada mês.

Para os judeus Tamuz é um mês significativo, pois está associado com a tribo de Rúben.

Tamuz também é o mês em que o rosto de Moisés resplandeceu depois dele estar com o Senhor.

Este mês Deus quer que você se aproxime dEle e receba Sua Glória. Deus quer que você brilhe!

Letra Hebraica Chet
Letra Hebraica CHET

Tamuz está associado com a letra hebraica chet.

Esta letra também é o nº hebraico 8, que significa "Um Novo Começo".

Se você precisa de uma nova oportunidade, de um recomeço, peça a Deus por "Um Novo Começo" neste mês!

Vida é uma palavra-chet.

E a letra chet é um símbolo da vida!


Em Romanos 8.11 temos: "E, se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita."
Portanto peça ao Espírito Santo que te encha com a vida dEle neste mês.

Porém, PECADO também é uma palavra-chet.

E este é um mês em que nós precisamos ser cuidadosos em escolher corretamente.

Nos dias de hoje, os judeus chamam Tamuz de: o mês da fita de filme.

Pois este é o mês para você olhar para a sua vida como uma fita de filme.

Mas, o que é uma fita de filme? ( provavelmente a nova geração de jovens nunca tenha visto uma!)

Na escola, antes dos vídeos e DVDs, multimídia significava fita de filme. Cada escola tinha o seu projetor e armários cheios com pequenos recipientes plásticos contendo suas fitas de filme. E a fita de filme era uma série de slides individuais conectados juntos para contarem uma história! E havia todo o tipo de fitas de filmes sendo algumas melhores que as outras.

Um dos meus filmes clássicos favoritos é Ben-Hun. E a primeira vez que eu assisti a este filme não foi em um teatro, mas sim, em uma fita de filme na escola! Era apenas uma série de quadros do filme!!! Porém, conectados juntos para contar a história. E em somente de 30 a 40 slides parados (sem movimentos) era mostrado toda a história. E quando acabaram de passar os slides (a fita de filme) eu sabia toda a história do filme Ben-Hur.


Fita de Filme na escola
Fita de Filme na escola

Portanto, se TAMUZ é o mês da fita de filme, isto significa que este é o mês para você olhar para trás a cada evento individual em sua vida, e ver como eles estão lincados e conectados juntos!


Deus diz que Ele está preparando um bom e perfeito plano para a sua vida!

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Jeremias 29.11.

Ele diz que se você o ama, e é chamado de acordo com Seu propósito, Ele está trabalhando todas as coisas juntas para o seu bem.

E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Romanos 8.28.
Então, Tamuz é o mês PARA COMEÇAR A DISCERNIR OS PLANOS DE DEUS PARA VOCÊ. Olhar para trás e ver como Deus tem trabalhado todas as coisas juntas em sua vida! Pense como Deus trabalhou em sua vida no decorrer do tempo!

Como era a sua vida antes de você encontrar Jesus?

E como ela está diferente agora?

Pense nas batalhas que você lutou.

Os períodos em que você teve que se levantar em fé contra o mal para clamar as bênçãos que Deus tinha prometido a você!

Lembre-se dos julgamentos, experiências, testes pelos quais você já passou.

Alguns desses períodos foram realmente difíceis, mas olhando para trás você pode ver a fidelidade do Senhor, Ele o trouxe através de cada julgamento, experiência e teste.

Pense sobre as bênçãos que Deus trouxe para a sua vida.

Certifique-se de ter tirado um tempo para agradecer a Deus por elas!

E tal como o povo que você lê na bíblia, a sua vida também conta uma história!

Este é o mês para conectar junto as cenas individuais para começar a ver para onde está indo a sua história.
Então, neste mês reveja sua "fita de filme" e pergunte a Deus que ajustes você precisa fazer para passar para a próxima fase da bênção que Ele tem para você.
TAMUZ é o mês de Rúben, é o mês de novos começos e o mês para rever a sua fita de filme.
Porém a coisa mais importante sobre Tamuz é esta:

Este é um mês para ADORAR e um mês para permanecer DEVOTADO (dedicado, vocacionado) a Ele. Este é um mês para esperar no Senhor e ESCOLHER confiar nEle.

É por causa disto que Tamuz é um mês com uma armadilha!

Se você não estiver cuidadosamente adorando e buscando ao Senhor neste mês, você estará em perigo de fazer UM BEZERRO DE OURO, pois Tamuz foi o mês em que Israel construiu o Bezerro de Ouro!


Todos conhecemos a história ...

Deus libertou Israel do Egito com grandes sinais e maravilhas, e o povo finalmente ficou livre da escravidão!

No Mar Vermelho Deus demonstrou Seu poder e amor por Israel.

Os egípcios perseguiram Israel para capturá-lo de novo.

E Deus disse a Moisés que levantasse seu cajado, e quando ele o fez, o mar Vermelho se abriu e Israel passou pelo meio do mar em terra seca.

Então Deus os liderou até o Sinai.

E por todo o caminho Deus permitiu que o povo se deparasse com testes para aumentar e forjar sua fé: ,

  • As águas de Mara (águas amargas)

  • Elim (abundância)

  • Deserto de Sim (falta de comida)

  • Refidim (falta de água)

  • Refidim (ataque dos amalequitas).

Mas em cada teste, Deus se mostrou fiel ao povo e libertou-o do perigo:

  • Ele curou as águas de Mara

  • Deu o maná e carne

  • Fez brotar água da Rocha

  • Deu vitória sobre os inimigos.

Deus estava liderando o povo para a Terra da Promessa.

Ao longo do caminho Deus estava mostrando a Israel que Ele poderia vencer qualquer obstáculo e atender toda necessidade.


O problema era que Israel não estava pensando em uma Terra Prometida distante, ele queria alguma coisa que lhe desse conforto e segurança agora. E, quando Israel olhou em volta só pode ver o deserto. E o povo não gostou disso! porque o deserto era quente, seco, árido e perigoso!

E então Israel chegou ao Sinai, e Deus desceu em uma resplandecente nuvem com flashes de luz, e Se encontrou com Seu povo!

Deus falou com o povo em voz audível e deu a ele os 10 mandamentos, mas o povo não pode recebê-los. As pessoa estavam apavoradas e assustadas e pediram para que Moisés não deixasse Deus falar diretamente com elas, porque senão, elas morreriam.

Então, Deus chamou Moisés para cima do Monte. E por 40 (quarenta) dias Deus deu para Moisés a Torá, que era o Ensinamento de Deus.

Enquanto Moisés estava tendo "sua experiência no topo do Monte", Israel foi deixado sozinho no deserto! O povo não gostava do deserto, as pessoas sentiram-se inseguras, elas sentiram o medo aumentar e ELAS NÃO GOSTARAM DE TER QUE CONFIAR EM UM DEUS INVISÍVEL, que elas não podiam ver.

Elas queriam algo tangível, um ídolo como os egípcios adoravam!

Este era o momento em que Israel deveria ter revisto sua fita de filme!!! Então o povo poderia ter dito: Espere um momento! Vamos lembrar o que Deus fez por nós!!!
E Israel poderia ter começado a lembrar "com o slide" de quando Deus devastou o Egito (com as pragas) para liberta-lo da escravidão! De como Deus os liderou para fora dos limites do Egito, e como Deus separou as águas do Mar Vermelho, passando slide por slide, até chegar aonde estavam agora; e entendendo que a sua fita de filme foi UM TESTEMUNHO de como Deus provou o Seu amor e fidelidade a Seu povo!

Se o povo tivesse revisto a sua fita de filme, ele poderia ter dito: "Nós não gostamos deste deserto, é perigoso e penoso, mas nós vimos tudo o que Deus fez por nós! E Ele atendeu todas as nossas necessidades no passado! VAMOS ESCOLHER CONFIAR NELE AGORA! VAMOS CONFIAR E NÃO FICAR COM MEDO!"


PORÉM, eles nunca reviram a sua fita de filme!

E Arão construiu o Bezerro de Ouro e Israel o adorou!

Veja que é fácil fazer isso! Quando nos sentimos inseguros é fácil buscar algo para nos manter (apoiar) que não seja Deus. E quando você faz isso, você fez para você "Um ídolo".

idolatria - Basílica Santa Maggiore em Roma
idolatria - Basílica santa Maria Maggiore em Roma

Alguns anos atrás tivemos uma viagem missionária com nosso apóstolo Chuck, e visitamos uma grande basílica em Roma, ela é uma igreja dedicada, não a Jesus; mas sim, feita para adorar Maria!


É uma grande construção, um edifício enorme e muito ornamentado.




O teto da basílica santa Maria Maggiore
O teto da basílica - santa Maria Maggiore


Conforme nós andávamos pelo interior da igreja eu notei o teto interiormente decorado.










Teto feito de ladrilhos em ouro
Teto feito de ladrilhos em ouro

Os ladrilhos do teto são todos decorados com ouro e todos são idênticos, menos um!








Ladrilho com o bezerro de ouro
Um Ladrilho diferente esculpido com o bezerro de ouro

Bem na frente da igreja, no centro, diretamente sobre o altar, há um ladrilho no teto com um bezerro de ouro!

Eu não sei o motivo pelo qual foi colocada uma imagem do bezerro de ouro acima do altar daquela igreja.

Mas penso que Deus permitiu isto ser colocado lá como um alerta de que, a adoração a Maria, é um bezerro de ouro (é uma idolatria).


Nós temos o privilégio de orar ao Senhor do universo!

O Pai nos ama e quer que nós o busquemos!

Mas, algumas pessoas não se sentem a vontade em orar a um Deus invisível!


Idolatrar Maria = idolatria = bezerro de ouro
Idolatrar Maria = idolatria = bezerro de ouro

Então, elas escolhem orar para Maria! E Maria se transforma em seu bezerro de ouro!










E também digo que, muitos protestantes transformam seu pastor em um bezerro de ouro! Porque não têm confiança em sua habilidade de se chegarem perante Seu Pai em oração! Então, quando eles precisam entrar em contato com Deus, eles correm para seu pastor e querem que ele entre em contato com Deus para elas! E isto também é "um bezerro de ouro". Há muitas coisas que podemos fazer e que se tornam "bezerros de ouro"!

O bezerro de ouro é qualquer coisa que você olha ao invés de olhar para Deus!

Isto pode ser uma imagem esculpida, mas pode ser também:

  • dinheiro,

  • outra pessoa,

  • seus próprios talentos,

  • suas próprias habilidades.

amuletos da sorte = idolatria = bezerro de ouro
Amuletos da sorte = idolatria = bezerro de ouro

E algumas pessoas carregam amuletos da sorte para ajudar a se sentirem seguras.


Quando você se volta, para qualquer outra coisa que não seja Deus, para o seu conforto e segurança você construiu um bezerro de ouro! Ou seja, um ídolo!


E a idolatria SEMPRE traz problemas!




A Bíblia nos diz que:

  • a idolatria traz desolação = destruição arrasadora; ruína, devastação, estado ou condição de um lugar devastado, transformado em deserto; desertificação, despovoamento.

Em Daniel 11 temos que: um ídolo "é uma abominação que causa desolação".

Abominação = fonte de total repugnância, sentimento de aversão, repulsa, asco.

Isto significa que, quando Deus vê Seu Povo escolhendo adorar um ídolo ao invés de se chegar a Ele, isto O enche de nojo, aversão, asco e repugnância; e isto causa desolação. Se você não está extraindo sua vida de Deus (Ele sendo sua fonte) você será estéril.
  • a idolatria traz uma maldição

Em Deuteronômio 27.15 Deus diz: maldito o homem que criar um ídolo!

"Maldito o homem que fizer imagem de escultura, ou de fundição, abominação ao Senhor, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém."
  • a idolatria faz com que a presença de Deus vá embora!

Em Ezequiel 8.6 temos: "E disse-me: Filho do homem, vês tu o que eles estão fazendo? As grandes abominações que a casa de Israel faz aqui, para que me afaste do meu santuário? Mas ainda tornarás a ver maiores abominações."
PORTANTO, NO MÊS DE TAMUZ TOME CUIDADO PARA NÃO CONSTRUIR UM BEZERRO DE OURO!


Posts recentes

Comments


bottom of page