top of page

Post

  • Foto do escritorCláudia Zorat C. Faria

NISSAN - Alinhando sua vida para a Colheita

Em nosso calendário o mês de Nissan geralmente começa em março e segue por todo o mês de abril. E este se torna um mês significante porque é o mês da Páscoa, que é a primeira festa no Ciclo Anual de Deus. A raiz da palavra NISSAN é Nissim que significa "milagres", portanto este é o mês de termos expectativas de milagres!

SE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO POR UM MILAGRE, DIGA A DEUS QUAL É O MILAGRE PELO QUAL VOCÊ ESTÁ ESPERANDO, PORQUE ESTE É O MÊS CERTO PARA ISTO!

Nissim também significa Redenção. Na Páscoa celebramos a Redenção pelo sangue de Jesus - nosso Cordeiro Pascal - e o milagre de Sua Ressurreição.


Os judeus também chamam este mês de mês de AVIV.

Em hebraico a palavra Aviv significa primavera.

Nós passamos por uma longa estação de inverno, porém agora é tempo para a vida seguir adiante e romper!

A primavera é uma estação muito significante no reino natural e também, no espiritual.

Outra palavra hebraica para primavera é TESHUVÁ, e também tem o significado de ARREPENDIMENTO.

Portanto a primavera nos mostra com o que se parece o arrependimento!

Arrependimento é deixar, abandonar uma estação fria e morta e MOVER-SE para uma ESTAÇÃO DE VIDA! E isto também é primavera.

Portanto, se você estiver em uma estação fria e morta, eu tenho uma boa notícia para você! VOCÊ PODE SE ARREPENDER! POIS É TEMPO DE ENTRAR NA PRIMAVERA!

Nissan é o mês para deixar as coisas que te prenderam naquela estação antiga e morta, e avançar na promessa de Deus. E Páscoa é sobre isto!

Parte da Páscoa envolve analisar a sua casa para remover toda a impureza, e então você está livre para avançar e mover-se com Deus!

Através do sangue de Jesus - nosso Cordeiro Pascal - nós fomos redimidos da escravidão e libertos para entrarmos na promessa!


  • Nissan também é um mês de PRIMÍCIAS!

A colheita da cevada aconteceu em Nissan. A cevada foi plantada no outono e foi a primeira safra a ser colhida na primavera. Porém, antes de poder ser colhida, 2 (dois) feixes eram levados ao Templo e presenteados a Deus como OFERTA DE PRIMÍCIAS no domingo, após a Páscoa. E este dia era chamado de A Festa das Primícias.


Esta festa é importante porque ao dar uma Oferta de Primícias, a colheita completa que viria, estaria garantida! Isto não significava que era somente uma vez que se era feita esta Oferta de Primícias, pois a safra amadurecia durante o ano todo!

A cevada era colhida no começo da primavera, o trigo no começo do verão, as uvas no fim do verão e as azeitonas no outono.

Sendo assim, os judeus levavam ao Templo uma Oferta de Primícias a cada colheita.

Havia Oferta de Primícias o ano todo!!!

Porém, a colheita da cevada era a primeira de todas as colheitas! Então, as primícias da colheita da cevada era realmente a primeira das primeiras! Ou seja, esta era a Oferta de Primícias que garantia todas as colheita para o ano!

Sendo assim, no domingo, após a Páscoa, conforme entregavam os feixes de cevada para o Senhor, eles iam dizendo: "O QUE NÓS VEMOS HOJE É A PRIMEIRA DE MUITAS COLHEITAS QUE SE SEGUEM."

É por este motivo que Deus escolheu aquele dia - o domingo, após a Páscoa - para o maior evento na história da humanidade!


  • A Festa das Primícias foi também o dia da Ressurreição de Jesus!

Jesus morreu na Páscoa para ser o nosso Cordeiro Pascal, que nos redimiu pelo Seu Sangue! E Deus ressuscitou Jesus da morte, na Festa das Primícias, para mostrar que Jesus é a Primícia de uma nova criação!

Esta foi a PRIMEIRA de uma grande colheita que viria.

Paulo nos diz que a ressurreição de Jesus garante a nossa ressurreição.

Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem. 1 Co 15.20 - ACF.

Portanto, Nissan é um mês de "primeiros". O mês da colheita de cevada, a primeira colheita do ano. É também o mês da Páscoa, a Primeira Festa do ciclo anual de Deus. Em Nissan Deus redime Israel do Egito!

Nissan marcou o começo de Israel como a Nação da Aliança de Deus!

Foi em Nissan que o vento de Deus abriu o Mar Vermelho para que Israel pudesse começar a sua jornada para a terra prometida!


  • Nissan, o mês da Tribo de Judá!

A Tribo associada com o mês de Nissan é JUDÁ.

E por quê disto???

Porque Judá sempre foi a primeira tribo!

Quando Israel marchou através do deserto, Judá sempre foi primeiro!

Quando eles entraram em batalha, Judá de novo foi primeiro!

Portanto, este primeiro dos meses, é o mês de JUDÁ!

  1. JUDÁ

  2. ISSACAR

  3. ZEBULOM

  4. RÚBEN

  5. SIMEÃO

  6. GADE

  7. EFRAIM

  8. MANASSÉS

  9. BENJAMIM

  10. ASSSER

  11. NAFTALI

Se nós entendermos Judá, iremos obter a percepção do que se trata o mês de Nissan.

O símbolo de Judá era o leão, conhecido como O Leão da Tribo de Judá!

Judá foi a tribo da majestade, pois era a tribo do Messias! Isto é interessante, pois a palavra Judá dá origem à palavra "judeu", de modo que eles rastrearam seus "judeus" hoje, traçando o nome deles de volta à tribo de Judá.


Judá também ficou conhecida por vários aspectos.

Primeiramente Judá era a Tribo do Louvor, pois o nome Judá significa Louvor!

Os judeus costumavam ser um povo de louvor.

Judá vem da palavra hebraica YADAH = ידה e a palavra raiz para YADAH é YAD = יד que significa MÃO.

Portanto, a palavra YADAH ou Judá significa estender a mão, e isto veio a ser: Louve a Deus com as mãos erguidas!

Muitas pessoas pensam que a única maneira de louvar a Deus é tocar um instrumento, cantar ou falar algo na atmosfera. Mas você sabia que se pode louvá-lO sem dizer uma única palavra?

Simplesmente levante suas mãos a Ele e você estará YADAH, você estará "louvando" a Ele! Levante suas mãos e diga, "Senhor, estou YADAH, estou Ti louvando com mãos erguidas!"

Eu amo esta expressão de louvor! Pois é uma das mais significantes e maravilhosas maneiras de louvar a Deus.

Isto é como se fosse uma pequena criança correndo para sua mãe, com os braços levantados para o alto gritando: "Mamãe! mamãe! Eu preciso de você, me pegue e me segure bem perto de você!!!"

Quando você levanta suas mãos a Deus, você está dizendo: "Senhor, eu te amo e preciso de Ti, eu quero estar perto do Senhor!"

  • Porém, levantar suas mãos significa muito mais do que isto!

Em hebraico a mão é um símbolo de força e poder. Portanto, levantar as mãos a Deus é ofertar a Ele sua força, suas habilidades e se colocar, a si mesmo, nas mãos dEle.

Então, é importante louvar a Deus principalmente neste mês, para que você avance em um outro nível de louvor. Este é o mês para você se aproximar de Deus, colocar a sua vida em suas mãos e experimentar a Sua bondade.


Judá além de significar louvor possui um segundo aspecto.

YADAH pode significar "estender as mãos em louvor", mas também significa "estender as mãos em batalha!!!"

Sendo assim, em uma guerra YADAH significa estender a mão; sendo como jogar uma pedra, uma lança, ou usar uma arma para derrotar o inimigo!

Veja que Judá é a tribo do Louvor, mas também é a tribo da Guerra!

Biblicamente, louvor e guerra estão sempre conectados.

Há versículos no Salmo 149 que passei anos sem entender; até que compreendi a relação de louvor e guerra, e então entendi os versículos!


1 Louvai ao SENHOR. Cantai ao SENHOR um cântico novo, e o seu louvor na congregação dos santos.

2 Alegre-se Israel naquele que o fez, regozijem-se os filhos de Sião no seu Rei.

3 Louvem o seu nome com danças; cantem-lhe o seu louvor com tamborim e harpa.

4 Porque o Senhor se agrada do seu povo; ornará os mansos com a salvação.

5 Exultem os santos na glória; alegrem-se nas suas camas.

6 Estejam na sua garganta os altos louvores de Deus, e espada de dois fios nas suas mãos. Salmo 149. 1-6 - ACF.

Louvar a Deus é um ato de guerra contra o Diabo! É um ato que quebra o seu poder e frustra suas estratégias. Este é o mês de se levantar contra o inimigo no poder de Deus e PREVALECER!
Sempre que você perceber como se o diabo estiver pegando a sua causa, processo etc., levante-se e diga: "Estou louvando ao Senhor", e louve-O!

O Egito era inimigo de Israel, mas em Nissan o poder do Egito foi quebrado e as crianças de Israel foram libertas!


  • Mais um aspecto sobre Nissan!

Nissan é o mês para alinhar a sua vida para receber uma colheita abundante!

O objetivo de Deus para você é a Colheita! Ele quer que seu celeiro esteja cheio e o seu tonel transborde, para que você experimente a plenitude de suas bênçãos prometidas!

ele também quer que você veja uma colheita de justiça, retidão e uma colheita de almas. Mas há um tempo (calendário) na colheita!


O Salmo 1 diz que Deus quer que você seja como uma árvore que produz seus frutos em sua estação.

Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Salmo 1.3 - ACF.
Eclesiastes 3 diz que "há uma tempo e uma estação para todas as coisas, há um tempo certo para plantar e um tempo certo para colher."

Deus quer que você tenha uma colheita abundante.

Até mesmo no reino natural, se você tentar colher na estação errada, você não irá obter a colheita que você estava esperando.

Se você estiver fora do tempo de Deus, você pode perder a colheita que Ele tem para você! Plantar e colher deve ser no tempo certo!

Na Antiga União Soviética tudo era controlado pelos burocratas no governo central. Os burocratas em Moscou arbitrariamente estabeleciam as datas para se plantar e colher. Então, quando a ordem vinha de Moscou, eles plantavam. E muitas das vezes o solo estava tão molhado (úmido) que as sementes apodreciam. E então, quando a ordem vinha de Moscou, eles colhiam. Mas o tempo estipulado por Moscou estava errado, e eles assistiam a lavoura apodrecer no campo!

A Ucrânia era a terra agrícola mais produtiva do mundo, mas por ela não ser capaz de operar no tempo certo, o país inteiro experimentou uma terrível fome!

E é por isto que Deus está falando para a Sua Igreja sobre alinhamento! Para experimentar a colheita que nós queremos, nós devemos estar alinhados com os seus apóstolos, com os 5 (cinco) ministérios interligados, com o Seu tempo (calendário) e com a Sua Glória!

Quando Deus trouxe Israel para fora do Egito, eles eram uma multidão... uma multidão mista! Eles estavam livres do Egito, mas não estavam prontos para avançarem como povo de Deus e cumprirem o propósito que Deus tinha para eles!

Então, Deus os levou ao Sinai e lá os ensinou sobre ALINHAMENTO!

Deus alinhou fisicamente o arraial do povo.

Deus alinhou o povo com os Líderes dEle.

Deus alinhou o povo com o tempo dEle.

Deus alinhou o povo com a Glória dEle.


Por que isto foi tão importante?

Isto é importante porque há um poder tremendo, que é liberado, quando estamos corretamente alinhados!

Minha ilustração favorita disto é um pedaço de ferro e um pedaço de imã, ambos com as mesmas proporções, tamanho, peso e forma; porém o imã tem um poder que falta ao ferro. Onde está a diferença? No ferro suas moléculas não estão alinhadas, e cada uma delas segue seu caminho; mas surpreendentemente este pedaço de ferro pode se tornar um imã se for colocado em um campo magnético forte, pois as suas moléculas irão se alinhar com o campo! E este pedaço de ferro irá ganhar o poder do alinhamento!

Quando você está corretamente alinhado, o poder é liberado!
Deus quer que você experimente O PODER DO ALINHAMENTO! O alinhamento certo irá liberar PODER em cada área da sua vida.

Eu me lembro quando a nossa igreja se alinhou com Chuck Pierce como nosso apóstolo. Fomos uma igreja por anos. Éramos uma boa igreja. Nós tínhamos líderes de Deus e um bom ensino. Mas nós conhecemos o plano de Deus, que era para estarmos em uma fundação apostólica! E quando fomos até o Chuck e dissemos a ele: "Chuck, você gostaria de ser nosso apóstolo?" Ele estava na igreja, nós o conhecíamos, e ele nos disse: "Não! Vocês já têm a sua própria maneira de fazerem as coisas, e isto será uma difícil transição."

Então esperamos por mais seis meses, e os mais antigos estavam todos conversando e nos disseram: "Vocês sabem que nós realmente queremos estar sob uma fundação apostólica e nós conhecemos o Chuck. Nós o respeitamos e sabemos que ele é um apóstolo." Então, fomos novamente até o Chuck e dissemos: "Chuck, você gostaria de ser nosso apóstolo?" E ele respondeu: "Não! Vocês sabem que isto seria uma difícil transição, porque vocês já têm o seu próprio jeito de fazerem as coisas!"

Então, mais seis meses se passaram. E quando os antigos se reuniram, conversaram de novo sobre realmente sermos uma igreja apostólica! Mas sabíamos que o Chuck iria dizer: Não! Então, um de nós sugeriu algo brilhante: "Por que não vamos todos até o Chuck e dizemos a ele: "Todos nós estamos abandonando a igreja, agora, ela é sua, Chuck!"

E todos acharam a ideia maravilhosa!

Então fizemos isto! E foi desta maneira que o Chuck se tornou nosso apóstolo! E felizmente ele nos "contratou" de volta!

E quando nós nos alinhamos apostolicamente com o Chuck, algo mudou!


Eu gosto de descrever isto desta forma: No filme original Star Wars - Guerra nas Estrelas - vocês se lembram o que aconteceu quando o Millenium fez o disparo para alcançar a velocidade da luz? Foi como um barulho: WHOOOSH!

Foi assim que aconteceu conosco quando nos alinhamos com o apostólico!

O nível de unção de cada ministro da nossa igreja explodiu!

Veja que há PODER no alinhamento!

Você precisa saber com quem você está alinhado. Em cada esfera da vida, tenha certeza de que você está alinhado com o mais alto nível de unção apostólica que você possa encontrar.

  • Para Israel, o mês de Nissan tudo se tratava sobre alinhamento.

Em Nissan, Deus alinhou o povo com Moisés. E sob a liderança de Moisés, Deus levou o povo ao Sinai e os ensinou sobre alinhamento em cada área de usas vidas.

Ele alinhou fisicamente o arraial (campo) do povo. Ele pôs o tabernáculo no centro e posicionou as tribos ao redor, o que significava que as tribos estavam todas alinhadas umas com as outras e todos estavam alinhados com a Arca. Ou seja, TODOS estavam alinhados com Deus.

A disposição das 12 tribos de Israel em volta do tabernáculo

Quando todas as coisas estavam alinhadas foi criado um lugar onde a Glória de Deus poderia ser liberada, onde a Sua Glória poderia habitar, e seria quando todas as coisas estivessem montadas no tabernáculo. Então, A Glória de Deus descia visivelmente e eles nem conseguiam ficar em pé, por causa do poder da Glória de Deus.


E enquanto eles ficaram acampados lá no Sinai, Deus começou a ensiná-los sobre Seus Tempos e Estações. E Deus deu a eles um ciclo de vida totalmente novo.

Uma vez por semana, tirem um dia para descansar e aproveitar a bondade de Deus!

E Ele os fez começar todos os meses reunindo-se para:

* louvarem a Deus,

* trazerem a Oferta de Primícias e

* ouvirem as palavras dos profetas.


E 3 (três) vezes por ano todos se encontravam com Deus para permitir que Ele fizesse algo especial em suas vidas. Estes 3 encontros são chamados de Festas Bíblicas, mas também são chamados de "hora marcada" (tempo determinado). Eles literalmente tinham uma "consulta" (reunião) com Deus e isto era um compromisso.


Conforme Israel alinhou suas vidas com o Tempo de Deus, eles experimentaram bênçãos incríveis. Alinharem-se com o Tempo de Deus os ajudou a ficarem em sintonia com o Espírito Santo. E isto fez com que estivessem no Tempo certo e no Lugar certo para não perderem as suas janelas de oportunidades.


Porém os Tempos Determinados de Deus não foram somente dados para os judeus.

A Bíblia promete bênçãos para os gentios que honrarem os tempos determinados de Deus. (Zacarias 14.16-17 e Isaías 56.6-7).

A Igreja Primitiva também se alinhou com o Tempo de Deus, e as Festas Bíblicas eram consideradas Festas Cristãs. Porém durante a Idade das Trevas o governo Romano forçou a Igreja a abandonar o Calendário Bíblico. O resultado disso é que a maioria dos cristãos de hoje nem sabem quais são os Tempos Determinados de Deus!


Nota de Tradução: A Idade das Trevas é uma periodização histórica que enfatiza as deteriorações demográfica, cultural e econômica que ocorreram na Europa consequentes do declínio do Império Romano do Ocidente. (Fonte: Wikipédia).


No entanto, os Tempos Determinados de Deus ainda são fontes de Grandes Bênçãos!

E quais são os Tempos Determinados de Deus?

- Deus deu três especiais "Tempos Determinados" para cada ano.


Estes são os tempos que Deus quer encontrar conosco não somente para uma celebração, para comermos e termos um ritual com pessoas; Ele quer que a gente permita que Seu Espírito faça coisas especiais em nossa vida.


1 - Páscoa = 1º mês = Redenção & Purificação = redenção pelo sangue & limpeza da impureza.

A Páscoa se trata de redenção e purificação.

Nós fomos redimidos pelo sangue, mas também fomos limpos da impureza para podermos avançar com Deus. E Deus quer que a gente se lembre disso a cada ano!

O ponto de partida da caminhada com Deus é a Redenção e a Purificação pelo sangue do Cordeiro.


2 - Pentecostes = 3º mês = Provisão = provisão Física (trigo), provisão da lei (Aliança com Deus), provisão do Espírito (Nova Aliança).

Pentecostes foi uma celebração de provisão. Primeiramente foi as Primícias da colheita do trigo que representa a provisão física de Deus. Depois foi a provisão da Lei (a provisão de Deus "debaixo" do Antigo Testamento). Deus os retirou do Sinai e no Pentecostes deu a eles a Lei. Porém, no Novo Testamento isto está no livro de Atos onde fala sobre o derramamento do Espírito Santo. Ele é a nossa provisão debaixo da Nova Aliança, pois fomos redimidos e, uma vez redimidos, Deus quer que andemos na plenitude de Sua provisão.


Aqui há um período/estação de verão, e depois vem a próxima festa.


3 - Tabernáculos = 7º mês = Glória = habitar em Sua Presença

Tabernáculos é a celebração da Sua Glória. É tudo sobre habitar em Sua Presença. O objetivo de Deus aqui é nos trazer para a Sua Presença para experimentarmos a Sua Glória!


Eu penso que você pode entender melhor estes Tempos de Deus se você perceber que eles correspondem aos 3 lugares no Tabernáculo de Moisés (figura abaixo).

O pátio exterior do tabernáculo era um lugar de redenção & purificação (simboliza a Páscoa).

Você começa no altar onde você foi redimido pelo sangue, lá é sempre onde você começa a sua caminhada com Deus. E então há o "trabalho" onde você foi limpo da impureza (pia da purificação). E agora é o tempo de você ir para o santo lugar (simboliza o pentecostes) onde se celebra a provisão de Deus que era uma mesa (mesa dos pães da proposição) mostrando que Deus trouxe o pão da terra e que Deus conhece e atende as nossas necessidades físicas. Depois havia a "menorá" (candelabro) e o livro de Apocalipse diz que ela representa os 7 espíritos de Deus, e então havia o altar de incenso representando o nosso acesso a Deus em oração. Depois desse lugar havia uma cortina chamada de véu e, do outro lado deste véu estava o Santo dos Santos (simboliza Tabernáculos), onde a Arca da Aliança ficava e a Glória de Deus era manifestada no meio do Seu povo.


Agora, na figura abaixo, veja a similaridade entre as Festas e o Tabernáculo.

Veja que os Tempos Determinados de Deus são realmente uma jornada para se chegar à presença de Deus. É como caminhar através do Tabernáculo e, a cada ano, você começa no Pátio Exterior, passa pelo Santo Lugar e termina no Santos dos Santos.


Similaridade das Festas Bíblicas com o TabernáculoSimilaridade das Festas Bíblicas com o Tabernáculo
Similaridade das Festas Bíblicas com o Tabernáculo de Moisés
O objetivo destas 3 Festas é trazer para você, uma experiência nova da Glória de Deus a cada ano!

E por quê isto é importante?

Porque viver no mundo é como estar em cima de uma escada rolante que está descendo! Você não tem que se esforçar muito para se afastar cada vez mais de Deus. Porém, celebrar os Tempos Determinados de Deus coloca você em uma escada rolante que está subindo, e não, descendo! Estas Festas foram estabelecidas para levar você para mais perto de Deus! E, se você se desviar do caminho elas te dão a chance de voltar para ele.

Estas festas não são rituais legalistas! Você não irá para o inferno se não observá-las ou festejá-las!
Elas são dadas como uma bênção! E, se você quiser perder a bênção de Deus, Deus o deixará fazer isso "debaixo" do Novo Testamento!!!

Nós somos livres para celebrarmos uma festa! E somos livres para não nos tornarmos legalistas sobre isso, porém se você quiser pegar a escada rolante que está subindo, isto começa neste mês! Este é o ponto inicial, pois é o mês da Páscoa!


Mas a Páscoa não foi projetada para ser celebrada em um salão de banquetes com uma refeição fornecida, isto não é ruim, mas quero dizer que este não era o cenário original.

Ela foi projetada para ser celebrada em casa com amigos e família em torno de uma mesa. E Nissan é o mês da Páscoa que significa que é Tempo de se começar! Pois está se iniciando um novo ciclo.


Este é o mês para nos alinharmos com o ciclo de vida de Deus e, à medida que nos alinhamos com as estações de Deus, experimentamos a colheita. E Deus quer que a sua vida esteja tão alinhada com Ele, a ponto de você poder plantar em Tempo de Semente e colher uma abundante colheita!

Então este é um mês para declarar que a primavera chegou!
Este é um mês de milagres!
É hora de chegar diante de Deus EM LOUVOR, e se levantar contra o inimigo EM BATALHA!
Este é o mês que estabelece o curso do seu futuro! Portanto, neste mês de Nissan, celebre a Páscoa alinhando sua vida com os Tempos de Deus e entre para a plenitude de Sua colheita!

Tabernáculo de Moisés
Tabernáculo de Moisés

Posts recentes

Comments


bottom of page