top of page

Post

  • Foto do escritorCláudia Zorat C. Faria

Mês Judaico Shevat 5783 - Parte 2

Estudo da Palavra com o professor Robert Heidler


A chave sobre o Rio no A.T está na passagem da visão de Ezequiel 47.1-12.

Nesta visão Ezequiel foi levado até o monte do templo em Jerusalém. E lá foi mostrado a ele um Templo diferente de qualquer outro templo que se tenha erguido naquele lugar!

E neste Templo está o Trono do Messias, e é deste templo que Ele irá reinar sobre todo o mundo.

E do lugar em que está o Seu Trono, flui um Rio liberando Sua Vida e Bênçãos. Este é o Rio de Deus! Ele flui para baixo em direção ao Mar Morto!

O Mar Morto é o lugar mais baixo de toda a terra! Ele é um terreno baldio quente, desolado e salgado e nada cresce lá, é um lugar de total desespero e desesperança. Porém, quando o Rio de Deus flui nele o curso da morte é quebrado, e o Mar Morto é suprido com Vida!

E isto é o que o Rio de Deus é: Um Rio da Vida que flui a Vida de Deus! E o grande segredo disto tudo é que este Rio está fluindo exatamente agora! E está fluindo aí onde você está! E Deus quer que você pule para dentro deste Rio neste Mês!

Ap Chuck Pierce - ministério GZI Texas-EUA
Ap Chuck Pierce - ministério GZI Texas-EUA

Chuck Pierce: "Chega um momento em que é necessário que as ÁGUAS DE MUDANÇA se elevem e subam a ponto de produzirem um Rio!"

Rios são poderosos e fluem! Algumas vezes eles são torrenciais, outras vezes tranquilos.

Para alguns o Rio de Deus irá parecer torrencial e devastador, porém refrescantes e emocionantes para outros, levando você para um novo lugar de colheita!



Professor Robert Heidler
Professor Robert Heidler

O Rio está cortando um novo caminho para que o povo de Deus entre na habitação para o futuro!

Isto significa que a igreja deve mudar a sua estrutura e se preparar para o Rio de Deus trazer um novo suprimento (abastecimento, alimentação, reserva, transmissão) de peixes em nossas redes.


O Senhor irá encher as nossas redes se nos levantarmos no Rio que sobe (em ascensão) e resistir ao medo. Como você processa as mudanças do Rio neste período (neste tempo) irá determinar como você está preparado para o futuro.

É tempo de pular no Rio para ser renovado (atualizado) e autorizado (habilitado), e carregado pelo Espírito Santo para um lugar totalmente novo de multiplicação e capacitação (fortalecimento).


Porém o Rio da Vida de Deus não está somente no A.T. porque quando vamos ao N.T. encontramos Jesus falando sobre o Rio. A 1ª vez que Jesus fala sobre o Rio de água viva está em João 4.14 quando Ele se encontra com a mulher samaritana:

Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água que salte para a vida eterna.

Uma fonte de água = um Rio!

Com esta Palavra Deus alcançou o coração da mulher samaritana e a FÉ foi despertada, o que significa que ela entrou no Rio.

Agora imaginem que direção a vida desta mulher tomou depois de ter se encontrado com Jesus!

O livro de Atos nos diz que o primeiro lugar que o Evangelho alcançou depois de Jerusalém foi Samaria e, quando isso aconteceu Samaria explodiu me avivamento.

A Palavra não nos diz detalhes sobre isso, mas eu suspeito que esta mulher samaritana teve um grande papel nesse acontecimento. O N.T. menciona mulheres que lideraram a igreja primitiva "em casas". E eu me pergunto se a mulher samaritana liderou alguma "igreja em casa" em seu vilarejo em Samaria! Poderia esta mulher ter se transformado em uma apóstola?

Não sabemos o que aconteceu com ela, mas sabemos que conforme ela submeteu sua vida ao Rei, toda sua vida mudou! Ela deixou de ser uma pessoa envergonhada e desprestigiada para se tornar uma mulher de honra!

Isto é o que o Rio de Deus faz! Onde o Rio fluir, lá, haverá vida!

Cartago na África (hoje é a Tunísia)
Cartago na África (hoje é a Tunísia)

Então, eu pesquisei e descobri que a história desta mulher de fato está registrada na história da igreja primitiva! Os escritores cristãos primitivos nos dizem que o nome desta mulher era Photina, e que depois de ter se encontrado com Jesus ela levou suas 5 (cinco) irmãs e seus 2 (dois) filhos até o Senhor e todos eles se tornaram "incansáveis" evangelistas. E mais tarde, ela foi enviada como uma APÓSTOLA para anunciar o evangelho em Cartago na África (hoje Cartago é a Tunísia).


E, em conclusão de sua história, ela acabou sendo martirizada durante as perseguições que Nero promoveu contra os cristãos. Porém, ela foi honrada como a primeira pessoa da história a proclamar o evangelho!

Vejam que o Rio de água viva de Deus pôde fluir no lugar mais baixo e desesperançoso do mundo (como era o coração da mulher samaritana) e trazer vida, COMO TROUXE PARA ELA!


Jesus fala do Rio novamente em João 7.

Jesus estava na Festa dos Tabernáculos que acontecia uma vez por ano. Uma parte da celebração desta festa era quando o Sumo Sacerdote pegava água do tanque de Siloé em um cântaro e derramava dela sobre o altar. Isto era um ato profético pedindo chuva física, era um apelo a Deus para "o derramar do Espírito Santo", porque Deus tinha dito que derramaria do Seu Espírito sobre todas as pessoas. Este ato era repetido todos os dias que a Festa durava. E toda vez que isto era feito as multidões acompanhavam em silêncio. No último dia da Festa, o Sumo Sacerdote começou a derramar a água e toda multidão acompanhava em silêncio, mas quando a água que ele derramava do cântaro tocou no altar Jesus gritou:

Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. (Jo7.37b-38).

Jesus estava falando sobre o Rio de Deus, falando da mesma água viva que flui do Trono de Deus e da mesma água que traz vida, alegria e cura. E Jesus promete isso a qualquer um que vá até Ele!

E esta passagem nos diz o que o Rio realmente é: Ele está falando do Espírito Santo!

Jesus está dizendo que o Rio de Deus, que o Rio da Vida, que o Rio da Cura, que o Rio da Alegria, que o Rio do Fogo, que o Rio da Provisão é O Espírito Santo!

O Espírito Santo é a Fonte de tudo o que você precisa!

Ele flui do Pai e do Filho, e vem viver dentro de você no momento em que você recebe Jesus como Seu Salvador, e Ele estabelece residência dentro de você e, uma vez lá, Ele quer ser entronizado (exaltado, engrandecido) em seu coração e reinar em você! E então, do mais profundo do seu ser Ele flui para o mundo ao seu redor como um Rio da Vida!

Deus quer que o Rio da Vida seja derramado e flua para fora de você!


Se o Rio é o Espírito Santo então, Ezequiel 47 nos diz algo muito importante, "como se relacionar com o Espírito Santo"


O Rio flui da presença de Deus = quanto mais tempo você passa na presença de Deus mais você pode experimentar do Espírito Santo. Portanto, se você quer mais do Espírito Santo, busque a Presença de Deus.

  1. Conforme o Rio flui, ele constantemente aumenta e se aprofunda cada vez mais = começando no tornozelo, subindo ao joelho, depois aos lombos, e por fim acima da cabeça (Ez. 47. 3-5). Deus não quer que você esteja satisfeito com a profundidade do Rio até o tornozelo! Sobre isto Deus me disse: Não se estabeleça na profundidade do Rio até o tornozelo quando avistar outros nadando! E entendi exatamente o que Deus estava querendo me dizer: quando você perceber o Espirito fluindo não se retraia e nem volte atrás! Pule no Rio, não exite! Porque sempre há mais!

  2. O Rio libera vida = onde o Rio fluir tudo irá viver = se você não sente vida dentro de você, você precisa do Rio.

  3. O Rio traz provisão abundante = há todos os tipos de peixes no Rio e as árvores que estão a beira do Rio dão frutos o ano todo. Há provisão total o ano todo.

  4. O Rio refresca, revigora e traz fecundidade = as árvores ao longo deste Rio ficam verdes e não são pálidas!

  5. É um Rio de cura = as folhas das árvores que estão ao longo do Rio têm poder de cura, ou seja, onde o Espírito Santo flui a maldição é quebrada e a bênção de Deus é liberada.

Portanto, o Espírito Santo é o Rio da Vida de Deus! Ele pode fluir na pessoa mais "morta", "sem vida" e "oprimida" da terra e trazer a ela total restauração. Ele pode fluir dentro da pessoa mais doente do mundo e liberar para a ela a perfeita cura, plenitude e integridade. O Espírito Santo é como um Rio sobrenatural.


E nós também vemos o Rio fluindo no livro de Apocalipse

No capítulo 22, João vê a Cidade Celestial, a Nova Jerusalém. E na Cidade ele contempla o Trono de Jesus, o Messias! E, debaixo deste Trono flui o Rio da Vida, e de cada lado do Rio cresce a Árvore da Vida. Onde o Rio flui você tem total acesso a Árvore da Vida, e a Árvore da Vida está restaurada. E as folhas da árvore são para a cura das nações. Um dia o universo será curado de todos os efeitos do pecado! Onde quer que o Rio flua, há cura! O Rio de Deus é um Rio de Milagres!

Portanto esta é uma estação do Espírito Santo!

Uma das letras hebraicas para este Ano é a letra Pey, e palavras-pey incluem palavras para: Soprar, Sopro; mas especialmente: Acender o Fogo.

O Espirito Santo quer acender Fogo novo em você. Ele quer acender Seu Fogo em sua terra. Então, acolha e receba o Fogo do Espírito Santo.

Palavras-Pey também incluem palavras para: "Um Milagre" e "Coisa Maravilhosa" sendo assim, estamos em uma estação de Sinais, Maravilhas e Milagres. Então estejam prontos para Milagres.

Fogo é um símbolo do Espírito Santo, mas O Rio também é uma imagem do Espirito Santo.

O Rio retrata o Espírito Santo vindo para liberar um escoamento massivo da bondade e poder de Deus em sua vida. Isto é o derramamento da presença de Deus como uma cachoeira.

Quando você experimenta o Rio do Espírito Santo você fica inundado de alegria porque você mergulha no Rio da Vida!


ONDE VOCÊ ENCONTRA O RIO?

  1. Ele flui do "templo"! Ele flui do lugar aonde a presença de Deus é honrada. Ele flui do lugar de louvor e adoração. Onde há louvor e adoração o Espírito Santo começa a fluir. Neste mês deixe Deus te levar a um novo lugar de louvor e adoração.

  2. O Rio flui do Trono de Deus, onde sua autoridade é honrada. Quando nós amamos Deus e o obedecemos e conforme o honramos o Rio é liberado. muitas vezes chegamos a Deus com nossas próprias agendas, planos e objetivos porém, neste mês do Rio, Deus quer que entremos em um novo lugar de submissão a Ele!

  3. O Rio flui de Jesus. O Espírito é o Seu Dom, a Sua Dádiva, o Seu Presente! O Espírito Santo é a Sua Presença vindo até nós. O Espírito Santo vem quando nós o recebemos pela fé. Este é o Ano da Visitação. Neste mês peça a Jesus (em fé) para vir e te visitar. E o acolha e receba!

QUANDO O RIO DE DEUS ESTÁ FLUINDO, A PERGUNTA É...

- Quão profundo você está disposto a ir???

  1. Algumas pessoas simplesmente querem ir até a profundidade do tornozelo. Elas têm seus próprios planos, suas agendas e não querem deixar o Espírito Santo fazer nenhuma mudança.

  2. Outras pessoas se arriscam na altura dos joelhos, e isto é interessante e inovador. É uma sensação boa andar com Deus!

  3. Algumas vão até a altura dos lombos. Elas desfrutam do poder do Rio, mas elas são muito cuidadosas em ficar no controle!

Porém, Deus está te chamando para ir além disso!!!

Há profundidades no Espírito além de onde você esteve!

Deus está te chamando para onde as águas estão acima de sua cabeça, onde você não se sente completamente seguro! Ele diz: Venha, entre e nade!!!
Muitas pessoas passaram por uma dura estação de seca. E Deus está dizendo: É tempo desta estação terminar! É tempo de se aprofundar no Espírito Santo. É tempo de crescer. É tempo para curas e maravilhosos milagres. Este mês Deus quer que você receba o Rio da Vida. Resista a seus medos. Abandone o controle. Arrependa-se por estar satisfeito com o lugar onde você esteve (e está)!
Clame a Ele: Senhor, eu quero mais, eu quero mais do Seu Espírito! E então, pule para dentro do revigorante Rio de Deus! Este é o mês para se dizer a Deus: "Senhor, eu estou pulando dentro (do Seu Rio) e quero nadar no Seu Rio da Vida! Deixe me entrar no Seu Rio, e receber tudo o que o Senhor quer derramar em mim!"

Prof Robert Heidler
Prof Robert Heidler

Eu abençoo a cada um de vocês e peço a Deus que Seu Espírito nos leve muito mais além e mais profundo em Sua Presença.

Sejam abençoados em o nome de Jesus.

Amém!



 

CURIOSODADES SOBRE O MÊS DE SHEVAT

  • Shevat é o décimo primeiro dos doze meses do calendário judaico.

  • Este mês está ligado à tribo de Asher, que retrata prazer, felicidade, delícia e gordura. Durante este mês, deve-se ter cuidado com as iguarias do Rei. Talvez você queira fazer um jejum de Daniel rapidamente neste mês.

  • Este mês é um momento para desenvolver um plano para sustentar as gerações futuras.

  • A melhor pergunta a se fazer este mês é: "Como sua oliveira floresce?"

  • Leia e medite sobre o Salmo 1 este mês.

 

Posts recentes

Comments


bottom of page