top of page

Post

  • Foto do escritorCláudia Zorat C. Faria

Mês Judaico IYAR 5783

ADQUIRINDO A UNÇÃO DE ISSACAR PARA ENTENDER OS TEMPOS


Iyar é o segundo mês do calendário hebreu; Nissan foi o primeiro mês, com a festa da primavera, a Páscoa e os pães ázimos. Já o terceiro mês será Sivan, o mês do pentecostes. Entre estes dois meses importantes está Iyar, que é considerado um mês crucial.

letra hebraica vav

A letra hebraica que o representa é VAV e sua forma representa um pino de conexão. O qual significa ligação e conexão. por este motivo, Iyar é um mês de conexão e de transição.


No A.T. Iyar foi quando Deus transicionou Israel do Egito para o Sinai. E no caminho Deus os testou para fortalecê-los em sua fé.

Iyar é o mês de transição da Redenção para a Páscoa, do poder para o pentecostes.

No N.T. este é o mês em que Jesus ressuscitado se encontra com seus discípulos para comissioná-los e prepará-los para estabelecerem a Sua Igreja.

Iyar está associado com a tribo de Issacar.


QUEM FOI ISSACAR?

Issacar foi o nono filho de Jacó e o quinto filho de Lia. Não sabemos quase nada sobre a vida pessoal de Issacar; mas sabemos que os descendentes dele - A Tribo de Issacar - tinham uma habilidade muito especial.

Porque naquele tempo, dia após dia, vinham a Davi para o ajudar, até que se fez um grande exército, como o exército de Deus. 1 Cr 12.22 - ACF.
E dos filhos de Issacar, duzentos de seus chefes, destros na ciência dos tempos, para saberem o que Israel devia fazer, e todos os seus irmãos seguiam suas ordens. 1 Cr 12.32 - ACF.

Estas passagens retratam quando Davi estava reunindo o seu exército, e muitas tribos vinham para ajudá-lo. Porém, somente a Tribo de Issacar entendia os tempos e sabia o que Israel deveria fazer. Issacar era um Tribo profética.

E Deus quer que nós sejamos como a Tribo de Issacar! Deus quer levantar um povo profético que entenda os tempos!

E neste mês de Issacar Deus quer dar a você a unção de Issacar. Ganhar a unção de Issacar significa você aprender a ver o TEMPO da perspectiva de Deus (conforme Deus vê).


O QUE É O TEMPO?

Muitas pessoas tentaram definir o tempo, mas ninguém jamais teve sucesso de fato.

Mas na verdade ninguém sabe realmente o que o tempo é, pois o tempo é um enigma.

A minha definição favorita é:

O tempo é a maneira que Deus tem de evitar que tudo aconteça de uma só vez!

"O tempo está passando e não para, e nós o seguimos com relógios e calendários, porém ainda não podemos estudá-lo com um microscópio ou com um experimento feito nele. E ele continua passando, e nós não podemos dizer o que realmente acontece quando o tempo passa." (frase de Kri Enqvist).*


* Nota de tradução: Kari-Pekka Enqvist é um educador finlandez, de 69 anos, professor de cosmologia no Departamento de Ciências Físicas da Universidade de Helsinque. Enqvist recebeu seu doutorado em física teórica em 1983. Enqvist é o presidente do conselho consultivo científico da Skepsisry e escreveu muitos livros que popularizam a física.


O tempo é como um poderoso rio que nos carrega em sua correnteza e nele somos levados incapazes de podermos sair. E para piorar a situação, nós não podemos ver aonde é que ele está nos levando!

Porém, se você puder DISCERNIR os tempos em que você está, você poderá caminhar em sabedoria e ter muito sucesso em tudo o que fizer.

Ter a unção de Issacar significa que você vê como Deus trabalha através do tempo.

Você vê como você se encaixa no tempo. Você começa a adquirir um entendimento do PROPÓSITO de Deus para a sua vida.

E você vê porque Deus está te movendo através de vários/diferentes tempos e estações.


O N.T. descreve dois tipos de tempo:

  1. O Tempo Cronológico (nosso tempo)

  • É o deslocamento da terra pelo espaço e o giro da Terra em seu eixo.

  • É o tempo medido através do relógio e do calendário.

  • É ordenado, é ritmico e previsível.

  • Este é um tempo importante pois Moisés disse:

Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. Salmos 90.12.

Deus quer que estejamos conscientes da passagem do tempo, e que aprendamos a usar nosso tempo sabiamente.


2. O Tempo Kairós (o tempo de Deus)

  • É o tempo oportuno, o tempo marcado.

  • É uma INTERVENÇÃO no fluir normal do Tempo Cronológico, quando alguma coisa especial acontece.

  • Na Bíblia a palavra kairós significa "um tempo marcado no propósito de Deus".

  • Frequentemente envolve um período de interrupção/ruptura no fluir normal das coisas.

  • Um Tempo em que Deus interrompe a história.

Nós podemos figurar os dois tempos da seguinte maneira: Quando Deus interrompe (interfere) no fluir normal do tempo cronológico este é marcado (pontuado) pelo tempo kairós.
Uma flecha seguindo da esquerda para a direita, representando o tempo cronológico e três flechas vindo do céu representando o tempo kairós (tempo de Deus)

Pode-se ver longos períodos do Tempo Cronológico em que não parece estar acontecendo muita coisa, mas então Deus aparece repentinamente e tudo muda!

Uma flecha horizontal vindo da esquerda para a direita representando o tempo cronológico em andamento, e uma outra flecha vindo do céu representando o tempo kairós (o tempo de Deus)

Um bom exemplo disso é o reavivamento!

Uma igreja pode seguir por anos sem muita mudança, mas quando o Espírito Santo aparece tudo muda!

A unção de Issacar é aquela que percebe quando e como Deus está invadindo o tempo cronológico e como nós precisamos responder.

Neste mês de Iyar o reavivamento está agitando a terra e Deus quer dar a você a unção de Issacar.

E como é isso?

Andar com a unção de Issacar significa aprender a viver em sintonia com Deus. Significa que a sua vida está alinhada com o Tempo de Deus (o Tempo Kairós).

Você está vivendo sincronizado com o ritmo de Deus.

Isto significa que você tem uma percepção do que Deus está fazendo, e você sabe o que fazer para fluir com o plano dEle. Você descobre que você está posicionado para estar no lugar certo e no tempo certo para ser bem sucedido.


Três exemplos bíblicos de pessoas que agiram com a unção de Issacar:

1 -

Ester (Ester 4.14) = Ela entrou no reino no tempo certo = e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino? Ou seja, toda a vida dela foi um momento kairós. Um tempo que Deus interrompeu a história. Em tudo o que ela fez, ela foi atenta, rigorosa e cuidadosa para esperar pelo tempo certo para agir. Porque ela estava no tempo de Deus, ela salvou o seu povo da destruição.

2 -

Filipe (Atos 8.26-39) = Um anjo direcionou Filipe para ir ao sul no deserto no caminho de Jerusalém até Gaza; e no caminho ele encontrou um oficial da corte da Etiópia, que tinha ido a Jerusalém para adorar a Deus. E Filipe se aproximou da carruagem onde este homem estava lendo em voz alta Isaías 53. E Felipe pergunta a ele: "Você está entendendo o que está lendo?" E o homem respondeu: "Como posso entender, se não tiver alguém que me explique?" Então, Filipe o instruiu sobre Isaías 53, falando sobre Jesus, e o homem foi salvo! A nação da Etiópia foi alcançada pelo evangelho. Felipe estava no lugar certo e exatamente na hora certa (tempo certo)! Isto é a unção de Issacar!

3 -

A Mulher Sunamita (2 Reis 8) = Ela e seu marido tinham se tornado amigos de Eliseu e tinham providenciado um lugar de estadia para ele. Em resposta Deus havia curado sua infertilidade e ela foi abençoada com um filho. Porém, seu filho morreu. Ela foi até Eliseu e ele o ressuscitou; porém Eliseu os alertou para deixarem o país, pois estava vindo uma grande fome que duraria 7 anos. No final de 7 anos a mulher retornou para seu lar, mas sua casa e as terras de sua família tinham sido roubadas. Então, ela decidiu apelar ao rei para que ele pudesse interferir e devolver tudo que lhe tinham roubado. Porém, quando ela chega para falar com o rei, ele estava falando com Geazi, servo do profeta Eliseu. E o rei tinha acabado de perguntar a ele sobre as grandes histórias de milagres que Eliseu estava fazendo. Exatamente na hora em que Geazi estava contando ao rei sobre a mulher, cujo filho Eliseu havia ressuscitado, ela e o filho entraram na sala. Geazi ficou pasmo em ver aquilo e disse: "Rei, esta é a mulher e o filho ressuscitado!" O rei ficou tão surpreso que concedeu o pedido da mulher e ordenou que tudo o que ela havia perdido lhe fosse restaurado! Isto é a unção de Issacar! Ela esteve fora por 7 anos e volta no exato momento em que o servo de Eliseu estava falando ao rei a sua história!

Andar com a unção de Issacar signfica que você está alinhado com o tempo de Deus e tem visão para o que Deus está fazendo. Esta unção te coloca no lugar certo e no tempo certo para que você prospere!

COMO NÓS PODEMOS OBTER A UNÇÃO DE ISSACAR?

1) Alinhando-nos com o Tempo de Deus - Deus revela Seu Tempo em Seu calendário. Quando Deus quis levantar um povo que podia caminhar em Seu Tempo, a primeira coisa que Ele fez foi dar a eles Seu calendário. Muitos cristãos nem mesmo sabem que Deus tem um calendáro! Porém, a Bíblia devota muito espaço para este calendário! Ele é constiuído do Tempo Kairós & Estações. Deus nos move através de estações proféticas Kairós para trazer à luz Seus propósitos. Deus não muda, mas Seus tempos e estações sim! Portanto, se nós quisermos andar com Deus e prosperar, precisamos entender Seu Tempos & Estações. O calendário de Deus inclui ciclos repetidos.


1º CICLO = Shabbat semanal = Toda semana tire um dia para descansar do trabalho e desfrutar das bênçãos de Deus. Este não é um ciclo somente para os judeus, pois foi estabelecido para toda a humanidade na criação do mundo. Se nós tirarmos o descanso semanal de Shabbat, Deus promete invadir nossas vidas de maneiras incríveis:

Se desviares o teu pé do sábado, de fazeres a tua vontade no meu santo dia, e chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor, digno de honra, e o honrares não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falares as tuas próprias palavras, Isaías 58.13 - ACF.
Então te deleitarás no Senhor, e te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse. Isaías 58.14 ACF.

2º CICLO = Primícia Mensal = O povo se reune na cabeça do mês para começar o mês (e faz isso em todos os meses) levando a Deus, uma oferta especial de primícias, para liberar o favor de Deus no mês que está começando. No passado, o povo ouvia a direção dos profetas e recebia a direção de como prosperar na nova estação. Por estarem nesse ciclo, o povo de Deus era habilitado e capacitado para terem grande sucesso.


3º CICLO = Ciclo Anual da Vida = As Festas Biblicas nos conduzem a um conjunto de chaves espirituais de transição a cada ano. As três maiores festas são tempos de encontro com Deus para permitir que Ele faça coisas significantes em nossas vidas. E cada uma das festas tem um propósito diferente.

Principais Festas Bíblicas
Ciclo Anual da Vida = Festas Bíblicas

Páscoa - Tempo determinado para Deus redimir Seu povo! É um lembrete anual da redenção!

Pentecostes - Tempo determinado da provisão de Deus. Primícias da Colheita do Trigo (provisão física) foi quando Deus deu a Torá no Monte Sinai (provisão na velha aliança A.T.) e o Espírito Santo (provisão na nova aliança N.T.). Um tempo para agradecer a Deus pela provisão passada e assegurar a Sua provisão para a próxima estação.

Tabernáculos - Tempo determinado para que a glória de Deus venha e visite Seu povo! Tempo para experimentar a presença de Deus de uma maneira tangível.

Estas festas não eram somente para o povo! Deus observa estas festas!

Alguns dos mais importantes eventos do N.T. aconteceram no contexto dessas festas!

  1. Jesus foi crucificado na Páscoa para mostrar que Ele era o Cordeiro Pascal.

  2. O Espírito Santo foi derramado no Pentecostes, pois é a provisão de Deus debaixo da Nova Aliança.

  3. Jesus provavelmente nasceu em Tabernáculos (E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João 1.14 ACF). Ou seja, Jesus se fez carne e tabernaculou entre nós!*

*Nota de Tradução: Para entendermos o que é esse “tabernaculou” que o professor Robert citou, vou dar um exemplo bem simples e usar algo da nossa cultura brasileira para que todos possam entender.

Sexta-feira é um substantivo composto; não é um verbo. Substantivo é tudo o que dá nome às coisas, pessoas, cidades, países etc. Por exemplo: casa, carro, dia, noite, tarde, cachorro, sábado, sexta-feira, máquina, João, Jesus, Israel, Brasil, Jerusalém são substantivos.

Verbo é tudo aquilo que exprime uma ação, como por exemplo: caminhar, andar, chorar, rir, ler, compor etc.

Nos dias de hoje é comum chegar a sexta-feira e dizermos: "Sextou!!!"

Mas o que isso significa afinal?

A palavra “sextou” foi uma invenção da atual cultura/linguagem brasileira, e está sendo usada como gíria demostrando que a sexta-feira chegou! Esta gíria foi formada usando como base o substantivo (sexta-feira) e colocando ele como um verbo no tempo "passado" (que na conjugação de verbos em português chamamos de pretérito).

Pois bem, agora sabemos que o substantivo em português "SEXTA-FEIRA" deu origem ao verbo no tempo passado "SEXTOU". Com esse exemplo podemos entender exatamente o que o apóstolo João fez usando o idioma grego (lembrando que o Novo Testamento foi escrito em grego).

Ele pegou o substantivo grego SKENÈ que significa “tenda”, “tabernáculo” e usou-o para criar a palavra ESKENOSEN (que ficou como um verbo no tempo passado).

Ou seja, o apóstolo fez, naquela época, a mesma coisa que fizemos nos dias de hoje ao transformarmos "sexta-feira" em "sextou". Ele transformou tabernáculo (SKENÈ) em tabernaculou (ESKENOSEN):

Desta maneira, a tradução “ao pé da letra” do versículo fica assim:

“E o Verbo se fez carne, e ‘tabernaculou’ entre nós.”

Escrevendo assim, o apóstolo João demonstrou que Jesus não somente esteve entre nós, em um corpo humano peregrinando pelas cidades e pregando, mas que Ele “tabernaculou” entre nós, ou seja, de alguma maneira o nascimento de Jesus está ligado à Festa de Tabernáculos (como se estivesse ligado a ela por um “cordão umbilical”). Devemos também lembrar que com este versículo João também faz referência a Êxodo 25.8-9, onde Deus orienta Moisés a construir um tabernáculo em forma de tenda, para que Deus habitasse em meio a Seu povo. (Fonte: estudos e anotações de Cláudia Z. C. Faria).

Deus cumpre Seu próprio calendário!

Conforme nos alinhamos com o Calendário de Deus, nos alinhamos também com Ele; e desta maneira podemos fluir no Tempo de Deus por todo o ano, pois ganhamos uma completa e nova sensibilidade para o Tempo do Espírito Santo em nossas vidas; e assim, podemos prosperar em cada estação.


2) Buscando e exercendo o "PROFÉTICO" - Deus nos deu revelações proféticas para nos ajudar a ficarmos no Seu Tempo! Nosso problema com o tempo é: Podemos ver de onde viemos, porém não podemos ver para onde estamos indo! Para muitos de nós o futuro se parece com isto:


Um pier com névoa onde não se pode ver nada além dele
Vemos um futuro incerto

Nós não entendemos o que Deus está fazendo em nossas vidas e não podemos enxergar um passo a frente! Porém Deus vê nosso futuro assim:

Uma ponte para a cidade celestial
Deus vê nosso caminho para a glória!

Ele vê a nossa caminhada para a glória. Ele conhece cada estação e cada transição que devemos passar.

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Jr 29.11 - ACF.

Deus quer direcionar a sua trajetória para te guiar à plenitude do seu destino.

E por este motivo que a profecia é importante, pois ela revela o caminho. Deus não quer que a gente viva numa neblina, nem em nevoeiro.

"... Crede no Senhor vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas, e prosperareis." 2 Cr 20.20 - ACF.
  • Deus realmente quer que você profetize e aprecie a profecia.

  • Deus quer que a profecia seja um objetivo em sua vida. (Leia 1 Coríntios 14)

  • Deseje ardentemente a profecia.

  • Preste atenção aos profetas reconhecidos.

  • Valorize as palavras proféticas.

  • Aprenda a ouvir Deus por si mesmo.

  • Teste todas as coisas que você ouve.

Se você ouvir a voz de Deus, Ele irá te conduzir passo a passo atrvés de cada portão, cada transição até que você chegue no seu destino. Isto é o que significa caminhar na unção de Issacar!


3) Compreendendo o Tempo à luz da eternidade - Ao falar de tempo, estamos falando sobre uma pequena fração da sua existência.


Este é um trecho da música Amazing Grace/ Maravilhosa Graça:

" ... Quando estivermos aqui há dez mil anos

Brilhantes, resplandecentes como o sol

Não temos menos dias para cantar o louvor de Deus

Do que quando começamos..."


Entenda que você foi concebido na eternidade! Deus diz que antes da criação da terra, Ele já te conhecia e te amava e sabia que você viveria por toda a eternidade. 20 bilhões de anos desde a criação da terra até agora (até os dias de hoje) e você ainda será!

Nós iremos conhecer-nos uns aos outros, iremos viver, servir e louvar a Deus em um universo totalmente novo e mais incrível do que qualquer coisa que possamos imaginar!

Porém, o pequeno fragmento da existência que chamamos de TEMPO é muito importante, porque ele estabelece o estágio, a fase de tudo o que está por vir.

O processo do tempo é o processo no qual Deus quer te mover do tempo do seu nascimento através da sua salvação, do seu fortalecimento, da sua preparação até a plenitude do seu chamado e destino aqui na terra. Deus não quer que você perca uma única bênção que Ele tem para você! Mas, para chegar até lá, você precisa andar no tempo de Deus. E é por isso que Deus quer te dar neste mês a unção de Issacar.


4) Peça a Deus por isso! - Coisas que você realmente quer de Deus, esteja disposto a pedir para Ele!

Diga: "Deus, dê-me o entendimento dos tempos. Deus, deixe-me alinhar minha vida com Seus Tempos."


Deus quer que você peça a Ele pela unção de Issacar e que a receba pela Fé!

Faça as coisas que você precisa fazer, se é para pedir a ele, peça, e isto será liberado em sua vida.

1) Alinhe-se com o tempo de Deus,

2) Busque e exerça o profético,

3) Entenda os tempos à luz da eternidade e

4) Continue pedindo a Ele que te conceda a unção de Issacar.

Jesus disse: "...eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á." Lucas 11.9 - ACF.

No idioma grego todos os verbos são (no tempo) progressivo e nós não podemos traduzir isso desta maneira para o nosso idioma, mas o que Jesus disse (em grego) é: Peça e continue pedindo, e isto lhe será dado; busque e continue buscando, e você achará; bata e continue batendo, e (a porta) se abrirá para você!

Portanto, se você quer a unção de Issacar peça a Deus por ela agora, e continue pedindo até que você a experimente em sua plenitude. Você pode começar a caminhar na unção de Issacar HOJE!


Deus, nós estamos em Sua Presença hoje, e eu oro por cada um de nós para buscarmos a unção de Issacar e termos o entendimento dos tempos, e também entendermos o que o Senhor está fazendo em nossos tempos e em nossas vidas; e, desta maneira, poderemos fluir juntamente com o Senhor, e prosperar em cada estação!

Senhor, eu simplesmente libero a unção de Issacar, para cada um dos que estão aqui. Simplesmente recebam!

Nós te agradecemos Senhor pela unção de Issacar.

Eu oro para que todos vocês sejam abençoados ao longo deste mês, em o nome de Jesus! Amém.

Posts recentes

Comments


bottom of page