Mês de AV - 1ª parte - A fé que vai além!
- Cláudia Zorat C. Faria
- 8 de ago. de 2022
- 5 min de leitura
Atualizado: 10 de ago. de 2022
1ª PARTE: AVANÇANDO NO MÊS DE AV

Esta é a nossa celebração das primícias do mês judaico de Av!
Av é um mês diferente e muitos dos judeus não ficam ansiosos por ele, pois consideram-no como sendo um mês associado com uma maldição.
Porém Av pode também ser um tempo para quebrarmos maldições e entrarmos em bênçãos inacreditáveis.
Uma das grandes verdades do Cristianismo é que Deus quer libertar Seu povo de qualquer maldição. Muitas pessoas vivem suas vidas debaixo de maldição, mas Deus quer que você saiba que você não tem que viver assim porque Jesus veio para te libertar!
Deus quer que Seu povo fique livre do poder do pecado! Do poder da vergonha! Do poder de Satanás! Do poder dos demônios! Do poder da maldição! Deus quer cada maldição quebrada, para que você possa caminhar na plenitude de suas bênçãos!
Se a maldição não é o desejo/a vontade de Deus, como o Av se transformou em um mês associado a uma maldição?
- Vamos entender a maldição de Av.
Se você estudar a história judaica você vai descobrir algumas cosias surpreendentes, pois os Judeus tiveram muitas experiências de calamidades ao longo dos anos e, muitas delas ocorreram no mesmo dia do ano: no dia 9 do mês de Av!
Dia 9 de Av do ano 587 A.C. os exércitos da Babilônia destruíram o Templo de Salomão.
Dia 9 de Av do ano 70 D.C. os exércitos romanos destruíram o 2º Templo.
Dia 9 de Av do ano 135 D.C. o dia da derrota final dos judeus pelos romanos. Jerusalém foi destruída!
Dia 9 de Av do ano 1095 D.C. a primeira cruzada foi inaugurada e milhares de judeus foram mortos.
Dia 9 de Av do ano 1290 todos os judeus foram expulsos da Inglaterra.
Dia 9 de Av do ano 1492 os judeus foram expulsos da Espanha.
Dia 9 de Av do ano 1942 os judeus foram deportados do Warsaw Ghetto para morrerem nos campos. Nota de Tradução: Warsaw Ghetto - O Gueto de Varsóvia foi o maior gueto em referência aos judeus estabelecido pela Alemanha Nazista na Polónia durante o Holocausto, ao tempo da Segunda Guerra Mundial.
Dia 9 de Av do ano 2005 sob a promessa de "uma terra de paz", começou a expulsão dos judeus da cidade de Gaza. Nota de Tradução: Gaza é uma cidade palestina na Faixa de Gaza, com uma população de 590.481 habitantes, o que a torna a maior cidade do Estado da Palestina. Habitada desde pelo menos o século XV a.C., Gaza foi dominada por vários povos e impérios diferentes ao longo de sua história.
Ao invés de levar a paz, Hamas usou Gaza como uma plataforma de lançamento para atacar as cidades israelitas. Nota de Tradução: O Hamas é um movimento islamista palestino, de orientação sunita [...] Especialmente ativo em Gaza, é o mais importante movimento islamista da Palestina.
Todos esses eventos no mesmo dia em diferentes anos não é simplesmente uma coincidência.
Isto é a atividade de uma maldição repetidamente no dia 9 do mês Av e que os judeus experimentaram até os dias de hoje.
Para entendermos a maldição do 9º dia de Av a primeira coisa que precisamos saber é que: "Viver debaixo de uma maldição nunca foi o plano de Deus para o Seu povo!"
Nunca foi suposto que o mês de Av fosse um mês de desastre, tristeza, dor e sofrimento. Na verdade, Av foi "previsto" para ser um mês de bênçãos e celebração!
Vamos então ver como a maldição começou:
No êxodo Deus trouxe Israel - Seu povo - para fora do Egito pelo Seu grandioso poder.
Na páscoa Ele quebrou o poder da escravidão e libertou-os da opressão de seu inimigo.
Ele liderou-os e os trouxe através do Mar Vermelho mostrando a eles - no deserto - o Seu poder. Ele ensinou-os no monte Sinai e lhes revelou a Sua Glória, e então, no mês de Av levou-os até "Cades-Barnéia" (fronteira com a Terra prometida).
Logo a frente estava Canaã, a terra que Deus prometeu dar a eles! Uma terra de leite e mel. Uma terra onde eles poderiam habitar na presença de Deus e desfrutar de Suas abundantes bênçãos.
E 12 (doze) espias foram enviados, entraram na terra e espiaram-na; e trouxeram o fruto da terra para que todos vissem e provassem. E todos concordaram: "Isto era exatamente como Deus havia prometido!"
Eles somente discordaram em uma única coisa: "Se eles poderiam confiar que Deus daria a eles a terra!
10 (dez) dos espias disseram: "Nós não podemos pegar a terra! Os inimigos são muito mais fortes que nós. TODOS NÓS VAMOS MORRER! "
Porém, 2 (dois) dos espias disseram: "Deus vai nos dar a terra! Deus nos trouxe tão longe..." Vamos avançar em fé e tomar a terra!
E, no dia 9 de Av, Israel escolheu ouvir a voz "dos descrentes e incrédulos!"
Deus abriu a porta para o futuro deles e eles recusaram seguir em frente! Vejam que este foi o pecado em "Cades-Barnéia" e, nos planos de Deus, o mês de Av estava suposto a ser um mês de celebração e bênçãos. Era "suposto" que Av fosse o mês em que Israel entrasse na terra prometida!
Av deveria ter sido uma celebração anual da bondade de Deus para Israel!
Mas eles se recusaram a entrar nas bênçãos!
Eles "ficaram travados" , "se atrasaram", "se privaram", " se sonegaram = disseram que não tinham algo que de fato tinham" , "se entravaram" na descrença
Eles provaram do FRUTO, mas se RECUSARAM a entrar!!!
No livro dos Hebreus diz: Eles se recusaram a misturar a promessa com a fé!
O Mês de Av se transformou em um mês de lamento, luto, pranto e destruição.
Em Cades-Barnéia, no dia 9 de Av o povo fez a sua confissão:
NÓS NÃO PODEMOS CONFIAR QUE DEUS IRÁ MANTER A SUA PROMESSA!
O INIMIGO É MUITO FORTE!
VAMOS TODOS MORRER!
Esta foi a confissão deles:
DE DESCRENÇA EM DEUS (e isto foi uma maldição colocada sobre si mesmos, e assim, repetidas vezes no dia 9 de Av):
OS JUDEUS DESCOBRIRAM QUE SEUS INIMIGOS SÃO MUITO FORTES!
E ELES MORREM!
A descrença abriu a porta para uma maldição!
Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar. (1 Pedro 5.8).
A maldição abre a porta para que o mal ataque.
Deus planejou abençoar Israel de todas as formas, mas porque eles se recusaram confiar em Deus, eles receberam uma maldição ao invés de bênçãos!
E assim, o mesmo ciclo se repete porque eles nunca se arrependeram do seu pecado!
E como sabemos que Israel nunca se arrependeu?
- Porque quando o Messias veio eles repetiram o mesmo pecado!
"Quando Deus enviou o messias prometido, eles novamente se recusaram a misturar a promessa com a fé! O livro de Hebreus diz: Eles repetiram o pecado de Cades-Barnéia tudo de novo!"
Eles de novo experimentaram o bom fruto da promessa de Deus (viram os milagres de Jesus, ouviram Seus ensinamentos), mas novamente "ficaram travados" na descrença e se recusaram a receber o que Deus queria dar a eles!
E isto mostra que eles nunca se arrependeram.
A maneira de saber que você realmente se arrependeu é quando você não repete o mesmo pecado! A Bíblia promete que um dia eles irão se arrepender. Algum dia a maldição do dia 9 de Av irá ser quebrada e haverá um dia em que todo Israel receberá Yeshua como o Messias e eles serão salvos!
Eu tenho uma teoria sobre isto: Eu penso no dia em que Deus vai escolher levantar o véu e ver a nação inteira salva. E penso que este dia será o 9 de Av.
Eu penso que Deus tem um plano para redenção do 9 de Av.
Este será um dia de celebração quando todo Israel irá se alegrar!
Porém, nos dias de hoje, o 9 de Av ainda não é um mês no qual os judeus aguardam ansiosamente. Av é provavelmente o mês mais importante para orarmos pelos judeus e orar pela paz de Jerusalém.
Deus não quer que a gente cometa o mesmo erro que Israel fez! Israel "se atrasou" em descrença!
Deus está nos chamando para termos uma fé que vai além!
Ele quer que Av seja um mês no qual escolhemos avançar!
Clique no botão abaixo para continuar com a ministração:
Comments